Concurso PC RJ: Projeto de Lei prevê chamada de Oficiais de Cartório!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 28 out 2020

Deputados encaminham Projeto de Lei, que prevê a convocação de candidatos do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) para Oficiais de Cartório, realizado em 2013.

Convocação de aprovados no concurso PC RJ 2013

Foi protocolado por deputados estaduais do Rio de Janeiro, um Projeto de Lei para convocação de candidatos do concurso PC RJ, realizado no ano de 2013, para Oficiais de Cartório. A solicitação é para chamada de candidatos aprovados na prova de conhecimentos, que não foram classificados para as demais etapas.

O objetivo é que os candidatos prossigam com o certame . O Projeto de Lei 3.260/2020, é de autoria dos deputados André Correa, Brazão, Bruno Dauaire, Luiz Martins e Waldeck Carneiro.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-RJ

Na justificativa para a proposição, os parlamentares alegam que: “a convocação para as demais etapas do certame de 2013, somaria profissionais à Polícia Civil sem os ônus próprios da abertura de novos concursos”.

Para embasarem os argumentos, os deputados ainda trazem dados sobre o deficit funcional na Polícia Civil do Rio de Janeiro. À espera de novo concurso PC RJ e de convocações de candidatos aprovados, há cerca de 15.000 cargos vagos na corporação.

E a vacância pode se tornar ainda maior, uma vez que 25% dos agentes em atividade já podem se aposentar. Até o mês de fevereiro de 2020, 2.186 policiais civis já apresentavam condições para aposentadoria.

De acordo com os parlamentares, há uma redução média de 467 agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro por ano, o que prejudica o potencial investigativo da corporação. Dessa maneira, a forma encontrada pelos políticos foi aproveitar os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso PC RJ realizado em 2013.

De forma a prosseguir com o certame e convocar os novos Oficiais de Cartório, de acordo com o orçamento e com as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

“É nesta esteira que urge a tomada de decisões que possam, da maneira mais rápida possível, mitigar o déficit de profissionais que atuam em prol de nossa sociedade, como é o caso dos agentes de cartório”, consta na justificativa do Projeto de Lei.

Nova-PCRJ

Autorização para o novo concurso PC RJ está válida

A autorização para o novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) continua válida, conforme relatos do secretário Allan Turnowski. Porém, um novo número de vagas será determinado a partir do bloqueio de cargos.

O titular da pasta informou que a corporação já tem vacâncias para serem preenchidas. Esses cargos vagos estão fora do bloqueio realizado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Os cargos foram bloqueados por um decreto, mas já temos vagas desbloqueadas. Há um pedido para, no primeiro semestre de 2021, saírem os concursos para todos os cargos anteriores, em um número menor de vagas”, informou o secretário Allan Turnowski.

Conforme dito pelo secretário, a meta é realizar o concurso PC RJ com um número menor que as 864 vagas inicialmente autorizadas. Em seguida, serão convocados mais candidatos aprovados à medida que surgirem novas vacâncias.

“Vamos abrir o concurso e ir chamando conforme novas vagas forem abertas, chamando de acordo com a colocação. O concurso está autorizado e vai sair ano que vem”, disse Allan Turnowski.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais