Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Processo de abertura avança e chega ao setor de seleção!

icone calendario 14 fev 2020

Os trâmites de abertura do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) que irá ofertar 864 vagas, chegaram à Divisão de Recrutamento e Seleção.

Processo de abertura do concurso PC RJ chega ao setor de seleção

Foram registrados novos avanços nos preparativos de abertura do concurso PC RJ, o processo chegou à Divisão de Recrutamento e Seleção. Tal setor concederá deliberações importantes para escolha da banca organizadora. Como por exemplo, se as empresas têm os requisitos básicos para aplicação das etapas de ingresso.

Foi informado pela Assessoria de Imprensa da corporação, que sete bancas organizadoras enviaram suas propostas de preço. Os nomes das instituições não foram informados, uma vez que são tratados com o maior sigilo possível.

No dia 30 de dezembro de 2019, as empresas participantes do processo licitatório entregaram a documentação para comprovar experiência na realização de concursos. A Polícia Civil não soube precisar quanto tempo a checagem dos documentos pode demorar.

Entretanto, informou que a orientação interna é agilizar os trâmites. Uma vez que a gestão quer divulgar os editais com 864 vagas o quanto antes. Foram abertas duas licitações para a contratação de bancas organizadoras.

Uma será destinada para ficar à frente da seleção de Delegado. O outro processo, é para a definição da banca organizadora dos concursos para os demais cargos autorizados. Isto é, Técnico de Necropsia, Auxiliar de Necropsia, Inspetor, Investigador, Perito Legista e Perito Criminal.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da PC RJ, apenas com as bancas organizadoras contratadas o cronograma do certame será definido. O que inclui data para divulgação do edital e aplicação das provas.

Os termos de referência para os editais, adiantam quais serão as etapas de seleção. Os documentos servem com um espelho para o edital.

Delegado

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Prova Oral;
  • Prova de Capacidade Física;
  • Exame Psicotécnico;
  • Exame médico.

Demais Cargos

  • Prova Objetiva;
  • Prova de Capacidade Física;
  • Exame Psicotécnico;
  • Exame Médico.

Os candidatos aprovados serão submetidos a cursos de formação e prova de investigação social, na Academia de Polícia (Acadepol). Ainda será confirmado, se será um documento por cargo ou por nível de escolaridade.

Nova-PC-RJ

Vagas para todos os níveis de escolaridade

No mês de novembro de 2019, o governo do Rio de Janeiro, concedeu aval para um novo concurso PC RJ, com oferta de 864 vagas em todos os níveis de escolaridade. Desse total, 12 vagas serão para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista, 20 vagas para Perito Criminal (nível superior em áreas específicas).

Além de 47 vagas para a carreira de Delegado (nível superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (nível superior em qualquer área) e 118 vagas para Investigador (nível médio). Entretanto, o quantitativo não supre o déficit de quase 14.000 agentes.

Foi explicado pela Assessoria de Imprensa da corporação, que após estudo prévio das contas do Estado, o Conselho Regional de Recuperação Fiscal (RRF) autorizou provimento de apenas 864 vagas.

No momento, esse é o quantitativo que não representará impactos ao orçamento estadual. Contudo, mais oportunidades poderão ser abertas no decorrer do prazo de validade dos concursos.

Sendo assim, é possível que os candidatos aprovados como excedentes sejam convocados enquanto o resultado final permanecer válido. Confira quais são os passos que faltam para que o concurso PC RJ seja aberto:

  • Término da licitação para escolha da banca organizadora;
  • Publicação do resultado no Diário Oficial;
  • Alinhamento entre as partes quanto as datas de inscrição e provas.

A expectativa é que o primeiro edital divulgado do certame seja para o cargo de Delegado. Isso porque, apresenta os trâmites internos mais adiantados. As bancas examinadoras, por exemplo, já foram formadas e realizam reuniões para definições da metodologia das avaliações.

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais