Concurso PC RJ: Policiais terão nova pontuação de produtividade a partir de novembro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 out 2020

Os candidatos aprovados no concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro), terão uma nova pontuação de produtividade a partir do mês de novembro. Saiba mais!

Pontuação de produtividade no concurso PC RJ

A partir do mês de novembro de 2020, a Polícia Civil do Rio de Janeiro terá uma nova pontuação de produtividade. Dessa maneira, os candidatos aprovados no novo concurso PC RJ já estarão submetidos a essas novas regras.

Uma das novidades é o aumento da pontuação para a solução de casos de feminicídio, de quatro para cinco pontos. Já a solução de crimes cometidos por organizações criminosas de milícias, irá passar a figurar no alto da tabela.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-RJ

Em primeiro lugar, com a maior pontuação está a lavagem de dinheiro. Para assegurar os pontos, é necessário que, na solução do caso, os policiais empreguem técnicas especiais de investigação.

Em seguida na tabela de pontuação, constam as soluções de homicídios, latrocínios e, agora, os feminicídios, com cinco pontos cada um.

Inicialmente, as informações foram publicadas pelo jornal Extra e depois confirmadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em suas redes sociais no dia 19 de outubro de 2020. É estabelecido pela pontuação, critérios para qualificação do trabalho das unidades policiais.

De acordo com informações da corporação, a medida não prevê gratificação aos policiais, somente cria um relatório de ranqueamento para análise de produtividade das delegacias. Assim como criação de estratégias para ações futuras.

Mediante a expansão da ação das milícias no Estado do Rio de Janeiro, o atual secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, determinou a inclusão dos crimes tipificados no artigo 288-A do Código Penal no segundo lugar, com cinco pontos. Este tipo de ação criminosa não constava do ranking.

Essa pontuação serve para medir a produtividade dos policiais e de cada delegacia. Ao analisar esses dados, a PC RJ consegue traçar estratégias e fazer um mapeamento mais profundo de suas ações e investigações.

Nova-PCRJ

Divulgação do edital do concurso PC RJ

Após o bloqueio de cargos vagos e a pausa pela pandemia de Covid-19, o novo concurso PC RJ teve os trâmites retomados. O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, afirmou que os editais devem ser divulgados no primeiro semestre de 2021.

Em entrevista coletiva, foi anunciado pelo secretário que a corporação já tem vacâncias para serem preenchidas. Dessa maneira, o concurso PC RJ poderá ter seu edital publicado.

“Os cargos foram bloqueados por um decreto, mas já temos vagas desbloqueadas. Há um pedido para, no primeiro semestre de 2021, saírem os concursos para todos os cargos anteriores, em um número menor de vagas”, relatou o secretário.

De acordo com Allan Turnowski, o objetivo é abrir o concurso PC RJ com um quantitativo menor que as 864 vagas autorizadas inicialmente pelo governo estadual. Depois, serão convocados mais candidatos aprovados à medida que surgirem novas vacâncias.

“Vamos abrir o concurso e ir chamando conforme novas vagas forem abertas, chamando de acordo com a colocação. O concurso está autorizado e vai sair ano que vem”, salientou Turnowski.

A primeira etapa é a contagem dos cargos que vagaram após o bloqueio. Para permanecer no RRF (Regime de Recuperação Fiscal), o Governo do Rio de Janeiro contingenciou milhares de cargos em aberto que seriam preenchidos por concursados.

Nesse bloqueio estão os cargos autorizadas para o certame da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Por esse motivo, a corporação só pode realizar a seleção para prover cargos que estão fora desse bloqueio.

A Secretaria de Polícia Civil deverá contar o número de vagas e estabelecer um novo quantitativo de vagas que será aberto. A corporação apresenta uma média de quase 400 vacâncias por ano. Até o mês de março de 2020, aconteceram 54 saídas.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais