Concurso PC RJ: Parecer da PGE valida autorização para publicar editais!

icone calendario 30 nov 2020

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, disse que não há impedimento para realização do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro), com vagas em todos os níveis de escolaridade.

Ainda no Estado, o concurso PMERJ irá ofertar 2 mil vagas. ⇒ Saiba mais ⇐

Realização do concurso PC RJ

No dia 26 de novembro, a PGE RJ (Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro) emitiu um parecer a respeito da autorização do novo concurso PC RJ. Conforme informações do subprocurador-geral, Rafael Rolim de Minto, o aval não esbarra em nenhuma das vedações impostas pelo RRF (Regime de Recuperação Fiscal).

Isso porque, a realização da seleção será para provimento de cargos vagos após o início do RRF, no mês de setembro de 2017, e que não foram bloqueados pelo Decreto Estadual nº 47.117/2020.

Segundo o parecer da PGE RJ, a Secretaria de Polícia Civil assegurou que a respectiva invalidação resultaria em danos maiores ao interesse público do que a sua manutenção. O visto da Procuradoria foi concedido aos cargos autorizados para o concurso PC RJ, com exceção da carreira de Investigador.

O Estado do Rio de Janeiro teve que apresentar compensações financeiras para se manter no RRF (Regime de Recuperação Fiscal). Uma das medidas propostas pelo governo foi o bloqueio de vários cargos vagos, através do Decreto 47.117/2020.

Dessa maneira, foi preciso contabilizar as vacâncias da corporação e publicar uma nova autorização para o certame . O que, de acordo com a PGE RJ, está dentro das normas. Por isso, não há impedimento para realizar o novo concurso PC RJ.

Nova-PCRJ

Concurso PC RJ preencherá 864 vagas até 2022

No dia 5 de novembro, foi publicado pelo governador em exercício Cláudio Castro, um novo aval no Diário Oficial para realização do concurso PC RJ.

Por mais que essa autorização não traga o quantitativo de oportunidades, o governo do Estado informou que serão preenchidas 864 vagas até o ano de 2022. Confira a divisão:

  • Auxiliar de Necropsia: 12 de vagas;
  • Técnico de Necropsia: 16 vagas;
  • Investigador: 118 vagas;
  • Inspetor: 597 vagas.
  • Perito Legista: 54 vagas;
  • Perito Criminal: 20 vagas;
  • Delegado: 47 vagas.

Conforme informado pelo governo, inicialmente, serão convocados 73 candidatos aprovados no concurso PC RJ. Esse era o número de cargos em aberto em outubro, depois do bloqueio de cargos.

Os demais candidatos habilitados serão chamados no decorrer do prazo de validade do certame , à medida que surgirem novas vacâncias na corporação.

Segundo informações do governo do Rio de Janeiro, o novo concurso PC RJ deve ter seu edital publicado no primeiro semestre de 2021. A previsão foi passada pelo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, em coletiva de imprensa no mês de outubro.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais