Foi garantido pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que o concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte) está mantido. Serão ofertadas 301 vagas!
Governadora garante realização do concurso PC RN
A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, voltou a falar sobre a realização do concurso PC RN. Em transmissão feita nas redes sociais, foi garantido pela gestora que processo está em andamento e indicou que o edital pode ser divulgado em breve.
“O compromisso com o concurso PC RN está mantido”, informou a governadora Fátima Bezerra.
Ainda conforme Fátima Bezerra, a delegada geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva Gomes, vem tratando desse assunto com a secretária de Administração, Virgínia Ferreira.
Durante a transmissão, foi lembrado pela governadora que o déficit de policiais, tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Militar, é gigantesco. A declaração confirma a fala da presidente da Adepol-RN (Associação de Delegados de Polícia), Taís Aires.
De acordo com a Adepol-RN, o quadro de servidores diminui a cada ano que passa. Dessa maneira, a corporação atua apenas com 26% do efetivo.
“Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei”, informou Taís Aires, em entrevista ao Bom Dia Cidade da Rádio 94 FM.
Por Lei, é afirmado pela presidente da Adepol-RN que são necessários mais de 5.000 profissionais. Entretanto, hoje, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte conta com apenas 1.300 policiais entre delegados, agentes e escrivães.
Sendo assim, a realização do concurso PC RN é cada mais necessário para o estado. Ainda é lembrado por Taís Aires, que o processo de escolha da banca organizadora está em andamento, mas o edital, que chegou a ser anunciado pelo governo no mês de abril, segue atrasado.

Edital do concurso PC RN será descentralizado
O concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte irá passar por mudanças na organização. De acordo com a titular da Searh-RN (Secretaria de Administração do Rio Grande do Norte), Maria Virgínia Ferreira Lopes, o processo será descentralizado, ficando agora sob os cuidados do próprio órgão.
Segundo informações da Virgínia Ferreira, a Secretaria de Administração está responsável pela organização dos concursos PC RN, Instituto Técnico-Científico de Perícia, da Polícia Militar (médicos) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase).
Em entrevista concedida ao jornal Tribuna do Norte, foi explicado pela secretária que a pandemia prejudicou os trabalhos dentro da pasta. Além do isolamento social e do trabalho remoto, servidores que estavam responsáveis pelos trâmites do certame ficaram doentes.
Dessa maneira, ocorreu a decisão de descentralizar o concurso PC RN. Sendo assim, o processo irá ganhar agilidade, cabendo à Secretaria de Administração a organização apenas das seleções da PM RN e Fundase.
“A gente está conveniando com os órgãos (ITEP e Polícia Civil) para que esses órgãos realizem seus concursos, com a nossa supervisão. A gente vai pactuar isso com o Ministério Público, mas é uma medida para dar celeridade à realização”, salientou a secretaria Virgínia Ferreira ao jornal Tribuna do Norte.
Apesar da medida, ambos os concursos seguem sem previsão. No mês abril, foi afirmado pela secretária que o certame da Polícia Civil do Rio Grande do Norte deve sair ainda em 2020.