Concurso PC RN: Mais de 10% do efetivo da corporação pode se aposentar!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 ago 2020

De acordo com a Associação de Delegados, corporação pode perder mais de 10% do efetivo ainda em 2020. Novo edital do concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte) é urgente.

PC RN pode perder 10% do efetivo em 2020

A cada dia que passa, a realização do novo concurso PC RN se torna cada vez mais urgente para o Estado do Rio Grande do Norte. Sem um novo edital, que segue previsto, a corporação pode perder mais de 10% do seu atual efetivo ainda em 2020.

Conforme os dados da Associação de Delegados de Polícia (Adepol-RN) e da Associação dos Escrivães da PC RN (Assesp), 150 policiais podem solicitar a aposentadoria neste ano.

Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Civil?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial civil

O número seria pequeno, se não fosse o déficit da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. De acordo com a Adepol-RN, o quadro de servidores diminui a cada ano. Dessa maneira, a corporação já atua com cerca de 26% do efetivo.

“Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei”, informou a presidente da Associação, Taís Aires, em entrevista ao Bom Dia Cidade da Rádio 94 FM.

Segundo a presidente da Adepol-RN, por Lei são necessárias mais de 5.000 profissionais. Entretanto, atualmente, a PC RN conta apenas com 1.300 policiais entre os cargos de Delegado, Agente e Escrivão.

Sendo assim, a realização do novo concurso PC RN é cada vez mais necessário para o estado. Ainda foi lembrado por Taís Aires, que o processo de definição da banca organizadora está em andamento.

No dia 10 de agosto, a governador do Rio Grade do Norte, Fátima Bezerra, reassumiu o compromisso com o concurso PC RN e garantiu que o processo estava em andamento, indicando assim uma divulgação em breve do edital.

“O compromisso com o concurso PC RN está mantido”, garantiu a governadora Fátima Bezerra.

Nova-PCRN

Edital do concurso PC RN será descentralizado

O concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte irá passar por mudanças na organização. De acordo com a titular da Searh-RN (Secretaria de Administração do Rio Grande do Norte), Maria Virgínia Ferreira Lopes, o processo será descentralizado, ficando agora sob os cuidados do próprio órgão.

Segundo informações da Virgínia Ferreira, a Secretaria de Administração está responsável pela organização dos concursos PC RN, Instituto Técnico-Científico de Perícia, da Polícia Militar (médicos) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase).

Em entrevista concedida ao jornal Tribuna do Norte, foi explicado pela secretária que a pandemia prejudicou os trabalhos dentro da pasta. Além do isolamento social e do trabalho remoto, servidores que estavam responsáveis pelos trâmites do certame ficaram doentes.

Dessa maneira, ocorreu a decisão de descentralizar o concurso PC RN. Sendo assim, o processo irá ganhar agilidade, cabendo à Secretaria de Administração a organização apenas das seleções da PM RN e Fundase.

“A gente está conveniando com os órgãos (ITEP e Polícia Civil) para que esses órgãos realizem seus concursos, com a nossa supervisão. A gente vai pactuar isso com o Ministério Público, mas é uma medida para dar celeridade à realização”, salientou a secretaria Virgínia Ferreira ao jornal Tribuna do Norte.

Apesar da medida, ambos os concursos seguem sem previsão. No mês abril, foi afirmado pela secretária que o certame da Polícia Civil do Rio Grande do Norte deve sair ainda em 2020.

Saiba mais sobre o Concurso PC RN: EDITAL PUBLICADO ofertando 301 vagas; salários de até R$ 16 mil!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais