Compartilhar:

Concurso PC RN: MP recomenda contratação da banca organizadora!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 jan 2020

Foi recomendado pelo Ministério Público, a contratação da banca organizadora do novo concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte) que irá ofertar mais de 400 vagas.

Contratação da banca organizadora do concurso PC RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, recomendou a contratação da banca organizadora do novo concurso PC RN. A recomendação foi divulgada no Diário Oficial do Estado, e prioriza a dispensa de licitação, por considerar este modelo o de maior agilidade.

A recomendação foi feita por meio do 70° promotor de Justiça da Comarca de Natal, Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo. De acordo com o promotor, considerando que a concorrência é o mais amplo e demorado dos procedimentos licitatórios, recomenda-se a dispensa de licitação, avaliando ser um procedimento bem mais célere.

“Recomendamos à Secretaria Estadual da Administração que dê andamento aos processos administrativos tendentes à deflagração do concurso público para o preenchimento de cargos de delegado, escrivão e agente de polícia civil”, é relatado na recomendação.

Nas considerações do promotor, é revelado ainda a urgência pelo concurso, avaliando o déficit de policiais. Segundo Azevedo, o efetivo atual é de 1.371 policiais (162 delegados, 185 escrivães e 1.024 agentes), o que representa 26,6% dos 5.150 cargos previstos em lei.

Ainda segundo o promotor, existe 130 policiais civis aptos à aposentadoria voluntária, dos quais 13 estão próximos da aposentadoria compulsória por idade. Com base nestes dados, o MP-RN pede celeridade no processo de escolha da banca.

Com a recomendação, fica a Secretária Estadual da Administração notificada a informar, no prazo de 10 dias, as providências eventualmente adotadas a partir da decisão do MP-RN.

O novo concurso PC RN deve ter seu edital divulgado no mês de abril de 2020. O anúncio foi feito no dia 02 de janeiro, pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Nova-PCRN

De acordo com a governadora, um novo processo para a realização da seleção está sendo realizado, mais o cronograma já está fechado. Em suas redes sociais, a governadora divulgou um vídeo na presença da delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, e da secretária de Estado de Administração e Recursos Humanos, Virgínia Ferreira, que falaram sobre o certame.

“A nossa intenção é já em agosto (2020) começarmos a formação. Em abril de 2020, então, após a contratação da empresa, será lançado o edital. Então, em 2021, iniciaremos já com a contratação dos novos policiais civis, após os quatro meses do período de formação”, relatou a delegada geral.

Ao todo, serão mais de 400 vagas para o próximo edital. Segundo a delegada-geral, o novo concurso PC RN irá contar com 307 vagas para o cargo de Agente de Polícia, 33 vagas para Escrivão e 63 vagas para a carreira de Delgado, totalizando 403 vagas.

Todas as oportunidades são para candidatos que possuem o nível superior de formação. No entanto, para Delegado é necessário ter graduação em Direito.

Último concurso na Polícia Civil do Rio Grande do Norte

O último concurso PC RN teve seu edital publicado no ano de 2008. Na ocasião, foram ofertadas 438 vagas. Desse total, 107 vagas foram para o cargo de Escrivão, 263 vagas para Agente e 68 vagas para a carreira de Delegado. A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi o Cebraspe.

Na época, os candidatos foram avaliados por meio de seis etapas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, avaliação física (exceto para o cargo de Escrivão), prova prática (Escrivão), exame psicotécnico e curso de formação.

A prova objetiva foi composta por 100 questões, sendo 30 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades) e 70 questões de Conhecimentos Específicos.

Na prova discursiva, os participantes tiveram que redigir um texto (narrativo, descritivo ou dissertativo) de até 30 linhas. O tema poderia abordar qualquer área de conhecimento prevista no edital.

» Prepare-se para o concurso PC RN + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PC RN: Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais