Concurso PC RO: Delegado diz que tratativas para divulgação do edital foram iniciadas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 29 out 2020

Foi declarado pelo delegado-geral da corporação, Samir Fouad Abboud, que iniciou tratativas com a SEPOG para a realização do novo concurso PC RO (Polícia Civil de Rondônia).

Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Civil?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial civil

Tratativas do concurso PC RO

De acordo com informações do delegado-geral da Polícia Civil de Rondônia, Samir Fouad Abboud, a realização do novo concurso PC RO foi pauta em reunião da instituição e a SEPOG (Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão).

Ainda conforme o relato do delegado-geral, a solicitação do certame já está em tramitação no poder Executivo. Dessa maneira, novidades sobre a seleção poderão ser anunciadas em breve.

Segundo informações do último levantamento da Polícia Civil de Rondônia, divulgado no mês de junho de 2019, de 6.180 vagas nos quadros da instituição, 4.121 cargos estavam vagos.

Essas vacâncias presentes na Polícia Civil de Rondônia, estão distribuídas pelas seguintes carreiras:

  • Agente de Polícia: 2.375 cargos vagos;
  • Agente de Telecomunicações: 01 cargo vago;
  • Auxiliar de Necropsia: 53 cargos vagos;
  • Perito Papiloscopista: 332 cargos vagos;
  • Delegado de Polícia: 267 cargos vagos;
  • Escrivão: 955 cargos vagos;
  • Médico Legista: 82 cargos vagos;
  • Odontólogo Legal: 15 cargos vagos;
  • Psiquiatra Legal: 19 cargos vagos;
  • Técnico em Necropsia: 24 cargos vagos.

No final do mês de setembro, o deputado estadual Jair Montes (Avante), apresentou quatro indicações de concursos públicos , sendo um deles, o concurso PC RO.

Na justificativa, foi alegado pelo deputado que era necessário realizar os concursos públicos devido à carência de pessoal e a necessidade de efetivos.

O encaminhamento foi formalizado no dia 30 de setembro de 2020, ao governador do Estado de Rondônia.

“Sabe-se que o Estado de Rondônia está com déficit de servidores públicos no âmbito da segurança pública há muito tempo e, a realização destes certames sanaria tal deficiência, também para polícia militar e corpo de bombeiros militar”, salientou o deputado Jair Montes.

Os salários para as carreiras ofertadas no último certame foram de R$ 11.213,14 para os cargos Delegado e Perito, e de R$ 3.332,46 para as carreiras de Agente de Polícia, Escrivão, Datiloscopista, Técnico e Agente de Criminalística.

Todas os cargos cumprem carga horária de trabalho de 40 horas semanais, com contratação sob regime estatuário, que assegura a estabilidade empregatícia.

Requisitos e Atribuições dos cargos no concurso PC RO

Agente de Polícia

  • Requisitos: Certificado, devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de Nível Médio;
  • Atribuições: Atividades relacionadas ao cumprimento das formalidades legais necessárias aos inquéritos, investigações e demais serviços relacionados à apuração de delitos, infrações penais e processos administrativos.

Agente de Criminalística

  • Requisitos: Certificado, devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de Nível Médio reconhecido pelo MEC;
  • Atribuições: Auxiliar o perito criminal no levantamento de perícias externas e internas, de âmbito geral, visando subsidiar os estudos referentes ao trabalho policial, executar serviços de fotografia para ilustração de laudos periciais, bem como desempenhar atividades administrativas e outras atividades de interesse do órgão.

Datiloscopista

  • Requisitos: Diploma devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de graduação em Direito;
  • Atribuições: Executar a atividade de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle e administração policial estadual, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais a administrativos.

Delegado

  • Requisitos: Diploma devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de graduação em Direito;
  • Atribuições: Executar a atividade de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle e administração policial estadual, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais a administrativos.

Escrivão

  • Requisitos: Certificado, devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de Nível Médio;
  • Atribuições: Atividades relacionadas ao cumprimento das formalidades legais necessárias aos inquéritos, aos processos administrativos e aos demais serviços cartorários.

Perito

  • Requisitos: Diploma de nível superior em graduação/bacharelado, com registro no órgão competente, nas áreas de: Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica, Geologia, Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação, Ciências Contábeis e, Diploma de nível superior em graduação/bacharelado ou licenciatura, com registro no órgão competente na área de Química;
  • Atribuições: Atividades de nível superior, envolvendo planejamento, coordenação, controle e elaboração de perícia criminalística, atendimento em locais de crimes de qualquer natureza, elaboração de laudos, relatórios, pareceres técnicos e outras atividades afins.
Saiba mais sobre o Concurso PC RO: Iniciadas as tratativas para a divulgação do novo edital!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais