Concurso PC RR: Comissão organizadora formada; edital deve sair em breve!

icone calendario 14 dez 2020

O delegado-geral da Polícia Civil de Roraima está autorizado a definir uma nova comissão para o próximo certame PC RR. Confira!

Novidades sobre o concurso PC RR

O delegado-geral da Polícia Civil de Roraima, Hebert Amorim Cardoso, está autorizado a nomear uma nova comissão que ficará responsável pelo certame PC RR. É o que relata uma publicação feita no Diário Oficial de Roraima do último dia 9 de dezembro.

A seleção deve ser realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração do Estado. Caberá à comissão, que ainda será nomeada, realizar os estudos necessários para a realização do certame.

Além disso, o grupo ficará responsável por todos trâmites envolvendo o concurso , desde a elaboração do projeto básico e escolha da banca organizadora, até a homologação do resultado final.

Conforme publicação, uma nova comissão deve ser formada, pois alguns dos membros indicados para compor o grupo em 2017 já não fazem mais parte do quadro de servidores do Estado. Além disso, o governo considerou a necessidade de continuidade dos serviços públicos e a redução do efetivo da Polícia Civil. Efetivo este que precisa ser recomposto.

O decreto já está em vigor. Desta maneira, o próximo passo deve ser, justamente, a divulgação dos nomes dos servidores que irão compor a comissão organizadora do próximo certame PC RR. A publicação deverá ser feita em Diário Oficial.

Em julho deste ano o delegado-geral da PC RR, Hebert Amorim Cardoso, já havia dito que o órgão estava finalizando pendências da seleção anterior, cancelado em 2019, para formar a comissão organizadora de um novo edital. 

” A Polícia Civil de Roraima informa que o Governo do Estado está sensível à necessidade da realização do concurso público para provimento de vagas, no sentido a ampliar o efetivo da Instituição. Reforça ainda que o governador, Antonio Denarium, já autorizou a realização dos estudos para apontar os impactos econômicos, quantitativos de cargos e número necessário de vagas por cargos, para verificar a viabilidade do certame”, informou a PC RR na época.

Etapas de seleção do concurso PC RR

Para quem deseja uma vaga no próximo certame PC RR não deve perder tempo e iniciar a preparação desde já. O último edital, por exemplo, contava com nove etapas de seleção . Sendo elas:

  • Prova objetivade caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório, aplicável somente para a carreira de delegado (classe substituta);
  • Prova de Redação para os demais cargos de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação psicológica – de caráter eliminatório; 
  • Exames médicos realizados pela junta médica do Estado de Roraima; 
  • Teste de Aptidão Física – de caráter eliminatório para as carreiras de delegado e agente; 
  • Prova Oral – de caráter eliminatório e classificatório, para delegado; 
  • Análise de Títulos para os cargos de médico legista, odontolegista, delegado e perito criminal; e
  • Investigação relativa aos aspectos moral e social – de caráter eliminatório, e de responsabilidade da Polícia Civil do Estado de Roraima. 

A prova objetiva da seleção seria aplicada a todos os concorrentes. A avaliação seria composta por itens de Conhecimentos Gerais e Específicos.

Já a prova discursiva para a carreira de delegado, teria duas questões de estudo de caso e uma peça processual, abrangendo Conhecimentos Específicos. Para os demais concorrentes, a Redação deveria ser produzida em forma de dissertação em prosa, a partir da leitura de textos auxiliares. 

Os aprovados em todas as nove fases ainda seriam submetidos a uma última etapa, que consistiria em um curso de formação profissional. Este seria ministrado pela Escola de Polícia Civil e teria duração de 6 meses e carga horária mínima de 960 horas/aula

O objetivo do curso de formação é complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático para o futuro desempenho das atribuições relacionadas à carreira. Ao término das aulas é aplicada uma prova final versando sobre as disciplinas ministradas na formação, valendo de 0 a 100 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso PC RR: Comissão organizadora é formada; banca será escolhida!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais