Concurso PC RR: Corporação inicia estudo de vagas; nova comissão será formada!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 jul 2020

A Polícia Civil de Roraima já iniciou os preparativos do novo concurso PC RR, e nova comissão organizadora pode ser definida em breve.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Como Fazer uma Boa Revisão

Quais as Principais Técnicas para fazer uma Boa Revisão, 8 Dicas para uma Boa Revisão, Quando Fazer as Revisões?!

Estudos para o novo concurso PC RR

A realização de um novo concurso PC RR está próxima de acontecer. Foi informado pelo delegado-geral da corporação, Hebert Amorim Cardoso, que estão finalizando pendências do concurso anterior, cancelado no ano de 2019, para formar a comissão organizadora de um novo edital.

A comissão organizadora é o grupo que fica responsável por planejar e auxiliar na execução de todas as etapas do concurso público . O grupo realiza, por exemplo, o levantamento de vagas, o projeto básico e promove o processo escolha da banca organizadora, com o auxílio dos setores do respectivo órgão.

Foi confirmado pela Polícia Civil de Roraima, que já tem autorização do Governo do Estado para iniciar os trâmites para divulgação do edital.

“A Polícia Civil de Roraima informa que o Governo do Estado está sensível à necessidade da realização do concurso público para provimento de vagas, no sentido a ampliar o efetivo da Instituição. Reforça ainda que o governador, Antônio Denarium, já autorizou a realização dos estudos para apontar os impactos econômicos, quantitativos de cargos e número necessário de vagas por cargos, para verificar a viabilidade do certame”.

Como já informado pelo delegado-geral, a Polícia Civil de Roraima está finalizando pendências do último edital, que foi cancelado em 2019, que dizem respeito à devolução da taxa de inscrição para cerca de 29.000 pessoas. Em breve será nomeada a nova comissão para iniciar os estudos de vagas e cargos e dar início a um novo concurso PC RR.

A declaração do delegado-geral, Hebert Amorim Cardoso, foi concedida por meio de um comentário nas redes sociais, ao ser questionado por um candidato sobre o certame para o cargo de Delegado. A carreira, junto com outras que compõe o quadro da PC RR, foi ofertada no ano de 2019, cancelado há mais de um ano.

Agora, a expectativa é que o novo certame venha com moldes semelhantes ao anterior, que visava o preenchimento de 330 vagas em cargos de níveis médio e superior. Mas essa definição só poderá ser confirmada após os estudos da comissão organizadora.

Último concurso PC RR ofertava vagas de níveis médio e superior

Divulgado no mês de agosto do ano de 2018, o concurso PC RR tinha o objetivo de ofertar 330 vagas efetivas para carreiras de níveis médio e superior. As lotações seriam tanto na cidade de Boa Vista/RR, quanto para unidade do interior do estado.

As oportunidades eram para os seguintes cargos: Delegado (35 vagas), Médico Legista (6 vagas), Odontolegista (2 vagas), Perito Criminal em diversas áreas (14 vagas), Escrivão (120 vagas), Agente (100 vagas), Perito Papiloscopista (15 vagas), Auxiliar de Perito Criminal (23 vagas) e Auxiliar de Necrópsia (15 vagas).

Na época em que o edital foi publicado, os salários dos cargos variavam entre R$ 3.035,16 a R$ 18.387,42.

Era previsto no edital do concurso PC RR, que os candidatos seriam avaliados por meio de nove etapas. As primeiras etapas seriam:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, seria aplicado para todos os cargos com questões de conhecimentos gerais e específicos;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicável somente para o cargo de Delegado (classe substituta). Seria composta por duas questões de estudo de caso e uma peça processual, abrangendo conhecimentos específicos;
  • Prova discursiva para os demais cargos, essa etapa consistiria em uma redação e o participante deveria produzir uma dissertação em prosa, a partir da leitura de textos auxiliares.

As outras etapas avaliativas do concurso PC RR, eram:

  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Exames Médicos realizados pela junta médica do Estado de Roraima;
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório para os cargos de Delegado e Agente;
  • Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, para a carreira de Delegado;
  • Análise de Títulos para os cargos de Médico Legista, Odontolegista, Delegado e Perito Criminal;
  • Investigação Relativa aos Aspectos Moral e Social, de caráter eliminatório, e de responsabilidade da Polícia Civil do Estado de Roraima.

A última etapa avaliativa do certame seria o curso de formação profissional, de caráter eliminatório, ministrado pela Escola de Polícia Civil com duração de 06 meses e com carga horária mínima de 960 horas/aula.

O curso tem como objetivo complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático para o futuro desempenho das atribuições relacionadas à carreira. Ao final das aulas é aplicada uma prova final versando sobre as disciplinas ministradas na formação, tendo o valor de 0 a 100 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso PC RR: Corporação inicia estudos para novo edital; nova comissão será formada!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais