Concurso PC SE: Chefe da SSP/SE revela novas informações sobre o certame. Confira!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 ago 2020

De acordo com informações do chefe de gabinete da SSP/SE, Evandro Machado, o novo concurso PC SE (Polícia Civil de Sergipe) está cada vez mais perto de ser realizado.

Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Civil?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial civil

Concurso PC SE está próximo de ser aberto

A publicação do edital do concurso PC SE está cada vez mais perto de ser realizada. Isso porque, depois da recente autorização de 60 vagas para a seleção, o chefe de gabinete da SSP/SE, Evandro Machado, concedeu informações sobre as próximas fases do certame .

Segundo Evandro Machado, a autorização será divulgada no Diário Oficial ainda nesta semana, e logo após, a comissão organizadora do certame será constituída. Em relação a banca organizadora, a empresa ainda não foi confirmada, mas existe uma grande possibilidade que seja alguma que já tenha organizado o concurso PC SE.

Ainda foi confirmado pelo chefe de gabinete, que o edital deve ser publicado em 2021. Vale ressaltar, que das 60 vagas autorizadas, 50 vagas são destinadas para Agente e 10 vagas para o cargo de Escrivão.

De acordo com Evandro Machado, atualmente a corporação registra um déficit de 335 Agentes e 37 Escrivães de Polícia, o ideal é um novo concurso PC SE ocorra a cada 03 anos, visto o desgaste recorrente dos profissionais.

A seleção já estava prevista para 2020, já que o Plano Plurianual determina ações para a Segurança do estado, dentre elas, a realização do novo concurso PC SE.

O novo concurso PC SE será composto por 04 etapas avaliativas, sendo elas:

  • Primeira Etapa (eliminatória e classificatória): consistirá em provas escritas sobre conhecimentos gerais e específicos;
  • Segunda Etapa (eliminatória): consistirá em exame psicotécnico e teste de aptidão física, observados critérios objetivos de avaliação;
  • Terceira Etapa (eliminatória e classificatória) constará em:

a) Participação efetiva, com exigência de frequência, em Curso técnico-profissional (CFP), ministrado pela Academia de Polícia Civil e carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas – aula; (talvez essa fase seja retirada e só depois de nomeado, o candidato tenha que cursar o CFP).

b) Prova final, versando sobre o conteúdo programático das disciplinas, matérias ou assuntos ministrados no Curso previsto na alínea “a” deste inciso;

  • Quarta Etapa (classificatória): julgamento e classificação, inclusive, se for o caso, de acordo com os títulos válidos apresentados.

Secretário informa que processo costuma ter agilidade

Foi informado pelo secretário de Segurança Pública, João Eloy, que o processo quando chega na Sead costuma ser rápido. Dessa maneira, a expectativa é de que o edital do concurso PC SE não demore a sair.

De acordo com João Eloy, agora serão tomadas as devidas providências para a organização dos preparativos, formando uma comissão para contratar a banca organizadora, definir a empresa e elaborar o edital.

“Ainda será feita toda a análise jurídica junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE)”.

Ainda foi comentado pelo delegado da Polícia Civil, que as provas devem ser realizadas no início do ano de 2021, mas sem estipular uma data.

Conforme informado, a seleção já estava prevista para este ano, já que o Plano Plurianual determina ações para a Segurança do estado, dentre elas, a realização do novo certame.

Divulgado no mês de janeiro de 2020, o Plano Plurianual de Sergipe (PPA) de 2020 a 2023 traz a previsão de oito novos concursos públicos. Entre eles, engloba a Segurança Pública, o que reforça e dá ainda mais agilidade a essa autorização do certame da Polícia Civil do Estado de Sergipe.

Saiba mais sobre o Concurso PC SE: Novo edital é autorizado; serão ofertadas 60 vagas para Agente e Escrivão!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais