Concurso PC SE: Decreto confirma nível superior em qualquer área para Agente e Escrivão!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 24 nov 2020

Foi regulamentado pelo governo de Sergipe, o decreto 40.720/2020, que estabelece nível superior em qualquer área no concurso PC SE (Polícia Civil de Sergipe) para os cargos de Agente e Escrivão.

Nível de escolaridade no concurso PC SE

O candidato que está se preparando para o novo concurso PC SE, já sabe qual o requisito exigido dos cargos que serão ofertados no certame. Será necessário o participante ter o nível superior em qualquer área, a confirmação foi através do novo decreto regulamentado.

A informação é importante, principalmente para quem ainda pensava que os cargos poderiam exigir curso de graduação em alguma área específica.

Dessa maneira, abre a possibilidade de qualquer pessoa de variados cursos participar, o que aumenta ainda mais a possibilidade para pleitear uma vaga.

O decreto 40.720/2020 foi divulgado no Diário Oficial do Estado de Sergipe, no dia 24 de novembro, e regulamentado pelo governo do Estado de Sergipe.

O documento dispõe sobre organização e normas gerais de funcionamento da Polícia Civil de Sergipe e sobre carreiras, bem como estabelece as áreas de conhecimento referentes ao requisito da escolaridade para posse nos cargos de Agente e Escrivão.

Vale lembrar, que não basta ter o curso de nível superior, o diploma precisa ser obrigatoriamente de uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Concurso PC SE é autorizado com 60 vagas

O concurso PC SE está oficialmente autorizado para ofertar 60 vagas. Do quantitativo total, 50 vagas são destinadas para o cargo de Agente de Polícia e 10 vagas para a carreira de Escrivão de Polícia, ambos com exigência do nível superior em qualquer área.

O certame ainda terá oportunidades para formação de cadastro reserva, podendo convocar mais candidatos do que o quantitativo total ofertado. As provas do concurso PC SE estão previstas para serem realizadas no início de 2021.

O grupo terá a responsabilidade pela elaboração do projeto básico do edital de abertura do concurso PC SE e por selecionar, bem como contratar, a banca organizadora do certame da Polícia Civil de Sergipe. A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2020.

O novo edital estava previsto no Plano Plurianual 2020-2023. A corporação já tem um edital vigente para a carreira de Delegado.

De acordo com o Portal da Transparência do estado e os últimos editais para a Polícia Civil de Sergipe, os salários iniciais para os cargos são as seguintes:

  • Agente de Polícia: R$ 4.500,00;
  • Escrivão de Polícia: R$ 4.400,00.

O novo concurso PC SE será composto por 04 etapas avaliativas, sendo elas:

  • Primeira Etapa (eliminatória e classificatória): consistirá em provas escritas sobre conhecimentos gerais e específicos;
  • Segunda Etapa (eliminatória): consistirá em exame psicotécnico e teste de aptidão física, observados critérios objetivos de avaliação;
  • Terceira Etapa (eliminatória e classificatória) constará em:

a) Participação efetiva, com exigência de frequência, em Curso técnico-profissional (CFP), ministrado pela Academia de Polícia Civil e carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas – aula; (talvez essa fase seja retirada e só depois de nomeado, o candidato tenha que cursar o CFP).

b) Prova final, versando sobre o conteúdo programático das disciplinas, matérias ou assuntos ministrados no Curso previsto na alínea “a” deste inciso;

  • Quarta Etapa (classificatória): julgamento e classificação, inclusive, se for o caso, de acordo com os títulos válidos apresentados.
Saiba mais sobre o Concurso PC SE: Novo edital é autorizado; serão ofertadas 60 vagas para Agente e Escrivão!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais