Foram divulgados no Diário Oficial as comissões examinadoras do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo), edital irá ofertar 2.939 vagas para o nível superior.
Comissão examinadora do concurso PC SP
A Polícia Civil de São Paulo nomeou as comissões examinadoras do novo concurso PC SP, que irá ofertar 2.939 vagas. Segundo informações da publicação no Diário Oficial do Estado , foram formados quatro grupos, sendo um para cada cargo autorizado: Delegado, Investigador, Escrivão e Médico Legista.
As comissões são compostas por professores. Dessa maneira, eles também podem integrar a banca examinadora das etapas avaliativas. Isto é, que elabora as questões de prova e corrige quando necessário.

Já tinha sido revelado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que a escolha dos membros das comissões examinadoras estava em andamento. O projeto de edital também já foi iniciado.
“A Polícia Civil informa que os projetos de editais e escolha das bancas estão em andamento, assim como a contratação da empresa organizadora de acordo com a Lei Estadual 10.882/2001″.
Concurso PC SP irá ofertar vagas para nível superior
Na tentativa de diminuir o déficit, no ano de 2019, o governador João Dória, autorizou a realização de um novo concurso PC SP com 2.939 vagas. Ao todo, serão 250 vagas de Delegado, 1.600 vagas de Escrivão, 900 vagas de Investigador e 189 vagas de Médico Legista. Todos os cargos tem exigência de nível superior.
A SSP-SP já tinha informado que os editais do novo concurso PC SP seriam divulgados apenas em 2020, os provimentos dos cargos também estão programados para este ano.
De acordo com a pasta, o objetivo é abrir concursos anuais para as Polícias Civil e Militar, a depender da disponibilidade de recursos. No final do ano de 2019, o governador João Dória, anunciou o reajuste salarial de 5% para os policiais civis, militares, técnico-científicos do Estado.
De maneira geral, faltam 13.137 policiais civis em São Paulo, conforme informações de janeiro. O cargo de Investigador lidera o ranking com 3.599 cargos vagos, seguido por Escrivão com 2.846 vagas em aberto. A carreira de Delegado aparece em terceiro lugar.
O déficit deve crescer nos próximos meses, conforme o Defasômetro (sistema do Sindpesp que apresenta os cargos vagos da Polícia Civil). Uma vez que, ao menos 836 pedidos de aposentadoria foram protocolados no primeiro mês de 2020.