Concurso PC SP: Edital autorizado supre apenas 20% do atual deficit na corporação!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 set 2020

O concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) autorizado com 2.939 vagas, não irá suprir o deficit na corporação superior a 14.000 policiais civis.

Deficit de servidores na PC SP

Em meados de 2019, o governo de São Paulo, autorizou a realização do novo concurso PC SP com 2.939 vagas para o nível superior. Entretanto, esse quantitativo supre apenas 20% do deficit total de agentes.

Até o mês de agosto, a corporação registrou 14.088 cargos vagos. Os números são do defasômetro , índice do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), que mede o número de postos em aberto.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-SP?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-SP

Somente nos 06 (seis) primeiros meses de 2020, a Polícia Civil de São Paulo teve 1.029 saídas por aposentadorias, mortes e nomeações sem efeito. De acordo com o sindicato, o Estado perdeu uma média de 178 policiais civis por mês, de fevereiro a junho de 2020.

Ao posso que a corporação perde cada vez mais policiais, não há uma reposição contínua por candidatos aprovados em concursos .

No ano de 2019, o TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) já tinha indicado que a PC SP funciona somente com 25% do efetivo ideal. Outra informação importante revelada pela auditoria, é que cerca de 30% dos policiais na ativa já estavam aptos a se aposentar.

A Polícia Civil de São Paulo não chegava à marca de 14 mil policiais a menos que o determinado em lei, desde o mês de outubro de 2019, quando foram contabilizados 14.705 cargos vagos.

Por mais que o número de vagas autorizado para o próximo concurso PC SP seja baixo e não supra a carência total, poderá abrir brecha para convocação de candidatos aprovados em cadastro de reserva.

A autorização do governador João Doria, é para 2.939 vagas na Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. Do quantitativo total autorizado, 250 vagas são para Delegado, 1.600 vagas para Escrivão, 900 vagas para Investigador e 189 vagas para Médico Legista.

Os cargos que serão ofertados no certame têm como requisito o nível superior de formação. Os salários chegam a R$ 10.382,48.

PC-SP Operação

Edital do concurso PC SP está pronto

Segundo informações do delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Dr. Ruy Ferraz Fontes, o edital do concurso PC SP já está pronto para ser lançado. A confirmação foi passada em entrevista concedida à ADPESP.

Ao ser questionado sobre as previsões do certame , devido ao déficit de servidores que há na PC SP, Dr. Ruy Ferraz Fonte, falou sobre a retomada de contratações, abertura de novas vagas e previsão do novo concurso PC SP.

“Nós queremos finalizar esse concurso, queremos aproveitar todas as vagas. Esse é um pleito que fazemos semanalmente ao governo e tenho certeza de que quando os cofres públicos voltarem à normalidade, nós vamos ser atendidos, para que preenchamos todas as vagas subsequentes, que ainda não foram preenchidas”.

Ainda sobre o concurso PC SP 2020/2021, o delegado-geral deu a seguinte declaração: “Fora a contratação dos subsequentes do certame anterior, nós já estamos com novo concurso pronto para ser lançado. Na medida em que houver autorização do governo, e isso nós estamos fazendo questão de colocar para o governo, ainda que não haja contratação no ano de 2021 relacionado com esse novo concurso, nós precisamos deixar ele pronto, para que em 2022 possamos contratar 2750 policiais, além desses que já estamos na Academia. Ou seja, o nosso objetivo até 2023 é tentar trazer, para o quadro da Polícia Civil, pelo menos uns 8.000 novos policiais”.

Seguindo a linha da recomposição do efetivo policial, foi destacado pelo delegado-geral que, por mais que não haja a contratação dos candidatos aprovados do novo certame em 2021, a corporação precisa deixar tudo pronto para que em 2022 possa contratar os policiais.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: 2.939 vagas autorizadas! Editais já estão prontos!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais