Concurso PC SP: Processo para escolha da banca organizadora é mantido!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 08 jun 2020

O governador de São Paulo, autorizou há mais de um ano, o novo concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) com 2.939 vagas, preparativos para divulgar edital estão mantidos.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Como Fazer uma Revisão!

Você receberá dicas de como fazer uma Revisão Ideal para intensificar ainda mais seus estudos!!

Processo de abertura do concurso PC SP

Completou um ano, a autorização do novo concurso PC SP com oferta de 2.939 vagas. Após todos esses meses, os editais seguem sem um prazo. Ao todo serão, 1.600 vagas para o cargo de Escrivão, 900 vagas para Investigador, 250 vagas para a carreira de Delegado e 189 vagas para função de Médico Legista, todos os cargos de nível superior.

O aval, assinado pelo governador João Dória e divulgado no Diário Oficial do Estado, não informa um tempo limite para os editais. A portaria apenas assinala que o provimento dos candidatos aprovados é estimado para 2020.

Ao passo que a Polícia Civil de São Paulo não realiza novos concursos, o número de cargos vagos na corporação só cresce. De acordo com o levantamento realizado pelo Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), a vacância chega a mais de 13.000 agentes.

Enquanto o aval do governo é para preencher 900 vagas de Investigador, a carreira apresenta um déficit de 3.666 postos. Já para Escrivão, o cargo tem carência de 3.031 cargos. Ainda existem vacâncias de 766 Delegados e 279 Médios Legistas.

Nova-PCSP

Dessa maneira, a totalidade dos candidatos aprovados no concurso PC SP não será capaz de suprir todo o déficit funcional. O número de desligamentos da corporação também está em uma crescente. Somente no mês de abril, foram registradas 94 baixas, o que inclui aposentadorias, mortes e nomeações sem efeito.

Logo após a autorização do certame, concedida no ano passado, foi informado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que os editais seriam divulgados a partir de 2020. Além disso, a pasta revelou que o objetivo é realizar concursos anuais para as Polícia Civil e Militar, conforme disponibilidade de recursos.

Escolha da banca organizadora do concurso PC SP

Foi afirmado pela SSP-SP, que a contratação da banca organizadora do concurso PC SP está em andamento. A corporação também já nomeou as comissões responsáveis pela elaboração dos editais, assim como as bancas examinadoras das provas.

“A Polícia Civil esclarece que as comissões estão formulando os editais. As bancas já foram escolhidas e está em andamento a contratação da empresa organizadora, de acordo com a Lei Estadual 10.882/2001”, informou a corporação.

Desde o aumento do surto da Covid-19 no país, a PC SP não tornou público mais nenhum ato a respeito do certame. Ao ser questionada se os trâmites poderiam ser afetados pela pandemia, a pasta responsável informou que os preparativos e etapas estavam mantidos.

Entretanto, o governador João Dória, publicou o decreto nº 64.937 que suspende concursos em andamento e divulgação de novos editais.

No final de 2019, o governador confirmou o reajuste salarial de 5% para os policiais civis, militares e técnicos-científicos do Estado. Confira os comparativos entre os valores de cada cargo autorizado para o próximo concurso PC SP:

A investigadora Milene Moraes, informou que o salário dos policiais civis de São Paulo é composto da seguinte forma:

  • Salário base;
  • Adicional de RETP (Regime Especial de Trabalho Policial);
  • Adicional de Insalubridade;
  • Auxílio Transporte e Alimentação, em valores variáveis.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: 2.939 vagas autorizadas! Editais já estão prontos!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais