Compartilhar:

Concurso PC SP: TCE recomenda novos editais para suprir déficit!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 set 2019

O TCE SP recomendou que o governo de São Paulo realize um novo concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) para suprir o déficit existente na corporação.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Recomendação de um novo concurso PC SP

No último relatório de Contas do governador, o TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) fez oito recomendações à Polícia Civil. Entre elas, o planejamento e a realização de concursos para suprir o déficit de servidores e verificar necessidades de infraestrutura dos Distritos Policiais.

No dia 17 de setembro, em uma reunião realizada na cidade de Campinas/SP, o Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Chahin, informou que a PC SP irá ganhar até 5.689 novos policiais até o próximo ano.

De acordo com o secretário, a intenção é nomear 1.100 novos policiais no mês de outubro, oriundos dos concursos realizados em 2018 e que estão próximos da homologação. No mês de novembro, haverá a nomeação de mais 1.650 candidatos aprovados nos certames da corporação.

Vale ressaltar, que o atual governador do Estado de São Paulo, João Dória, já autorizou um novo concurso PC SP com 2.939 vagas de nível superior. De acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), os editais estão previstos para serem publicados no ano que vem.

A recomendação do TCE SP para abertura de novos concursos para a corporação, foi apontada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão realizada no dia 12 de setembro de 2019.

Isso porque a Casa publicou uma emenda ao Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA 2019/2013), para ampliar os indicadores e contribuir para obras de infraestrutura da polícia. A Assembleia sugeriu o acréscimo de 20% da meta do PPA para que sejam reformadas e/ou construídas unidades policiais.

O que também ajudaria na abertura de concursos para a Polícia Civil, tendo em vista que as novas unidades precisariam de mão de obra. A emenda foi divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia 14 de setembro de 2019.

No mês de julho, foi realizada uma auditoria, onde o Tribunal de Contas identificou que a Polícia Civil funciona com um efetivo 25% inferior ao ideal. No ano de 2018, o déficit na corporação foi de mais de 8.000 policiais, que não foram repostos com os candidatos aprovados nos concursos PC SP.

De acordo com o relatório, foi constatada a vacância de 8.821 agentes nas oito carreiras da corporação. O quadro de pessoal da Polícia Civil e Técnico-Científica, segundo o TCE, apresentou um déficit crescente de 2014 a 2018. Isso atingiu 30% do total de cargos, com exceção do cargo de Delegado.

Outra informação relevante, é que 30% dos policiais em atividade já estão aptos a se aposentar. Isso porque, cerca de 37% dos servidores tem idade superior a 50 anos.

» Prepare-se para o concurso PC SP + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PC SP - Polícia Civil de São Paulo: 2.939 VAGAS AUTORIZADAS!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais