Pesquisar no blog

Concurso PCDF Agente de Custódia: Assinada dispensa de licitação com o Cebraspe!

Iago Almeida

icone calendario 29 set 2023

Ótima notícia, concurseiros! Foi contratada a banca do tão aguardado concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal)  para Agente de Custódia. Os salários são de até R$ 16 mil!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do concurso PCDF Agente de Custódia?

Portanto, a Polícia Civil do Distrito Federal vai publicar seu novo edital nas próximas semanas. Isso porque os trâmites estão avançando.

Agora, a banca organizadora, que já tinha sido anunciada, foi contratada. Assim, o escolhido foi o Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos.

Assim, nesta quinta-feira (28/09), o delegado Robson Cândido assinou, por dispensa de licitação, o contrato entre as partes.

Lembrando que o concurso para Agente de Custódia está autorizado desde 2021. Agora, o próximo passo é justamente a publicação do edital.

Quais os cargos, vagas e salários concurso PCDF?

Posteriormente, o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal ofertará 150 vagas para Agente de Custódia, carreira de nível superior.

Segundo a divisão anunciada, são 50 vagas para preenchimento imediato, além de 100 para formação de cadastro reserva.

É importante salientar que, atualmente, a PCDF possui um total de 800 cargos para Agente de Custódia.

No entanto, segundo o Portal da Transparência, em agosto de 2023, o órgão possuía 423 cargos vagos e apenas 377 cargos ocupados.

O último concurso para Agente de Custódia aconteceu em 2004, quando os salários eram de R$ 4.223,73.

Mas, no início de 2023, foi aprovada a Medida Provisória 1181/23  que reajustou os salários das carreiras da Polícia Civil. O reajuste salarial foi de 18%.

Com isso, o vencimento básico inicial do cargo de Agente de Custódia passou para os seguintes valores:

Etapas do último concurso

Quem quiser começar a se preparar para o novo concurso, pode ficar atento com as etapas de avaliação do último edital, que foram:

  • Primeira Fase – De caráter eliminatório e classificatório composta de provas de língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos e Redação
  • Segunda Fase – Exames Biométricos e Avaliação Médica, de caráter eliminatório.
  • Terceira Fase – Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório
  • Quarta Fase – Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório.
  • Quinta Fase – Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório.
  • Curso de formação

Como é a prova Cebraspe?

Cebraspe  é uma das bancas de concurso mais conhecidas no Brasil! Isso porque ela costuma ser responsável pela organização de diversos concursos públicos de nível governamental.

As provas Cebraspe estão reconhecidas pelo seu método próprio de avaliação, o Método Cespe, que se difere devido a algumas características específicas. Conheça algumas delas abaixo:

  • provas compostas por questões de “certo” ou “errado”;
  • cada resposta incorreta anula uma resposta correta;
  • questões não divididas pelas disciplinas cobradas no certame, com isso, a questão número 1 pode ser de Língua Portuguesa e a 2 de Matemática, por exemplo;
  • priorização de questões mais teóricas, inclusive em provas voltadas para os temas de Exatas, como Contabilidade e Economia; e
  • pegadinhas.

O Médodo Cespe pode ser desafiador para alguns candidatos, por isso é fundamental que os candidatos se familiarizem com suas peculiaridades e pratiquem antes de realização do concurso!

Saiba mais sobre o Concurso PCDF: Banca definida para Agente de Custódia. 150 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais