Pesquisar no blog

Concurso PCDF: Após aval, corporação ainda precisa oficializar banca!

icone calendario 24 out 2019

Quase um ano e três meses após aval, o concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal ) ainda precisa oficializar a banca organizadora do próximo certame.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Definição da banca do concurso PCDF

Entre os editais mais aguardados para a área da Segurança Pública, estão os do concurso PCDF, com oferta de 2.100 vagas para os cargos de Agente e Escrivão. Embora ambos já tenham sido autorizados, seguem sem definir a banca organizadora.

Tanto para Agente e para Escrivão, o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado, mas ainda sem previsão de conclusão. O processo do certame para Escrivão, já está mais adiantado e tem o Cebraspe como o mais cotado para organizar o certame.

Segundo informações, a demora na oficialização da banca de Escrivão seria em virtude de uma possível unificação. A corporação estaria disposta a publicar ambos os editais juntos, para que as provas sejam realizadas no mesmo dia. Sendo assim, a banca poderia ser a mesma.

A previsão era que os editais fossem publicados no mês de julho. Tal prazo foi dado pelo diretor-geral da corporação, Robson Cândido, após uma reunião com representantes sindicais. Essa foi a segunda previsão, após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ter afirmado que divulgaria os editais no mês de abril.

A grande notícia é que o secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, já informou que o concurso está pronto. De acordo com o chefe da pasta, faltam apenas alguns detalhes para a publicação do edital. Na época da declaração, as tratativas estavam sendo feitas junto à Secretaria de Fazenda.

Vagas do concurso PCDF

A primeira autorização do concurso PCDF foi para o cargo de Escrivão. A portaria autorizativa prevê a oferta de 300 vagas de caráter imediato, que exige nível superior em qualquer área.

O diploma de graduação precisa ser fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Além da escolaridade, é necessário o candidato ter 18 anos ou mais e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior em plena validade.

No mês de setembro, a dispensa de licitação com parecer favorável ao Cebraspe foi concedida pela Procuradoria Geral. A corporação não confirma a escolha do organizador.

O processo já passou por todos os principais setores, inclusive já foi assinado pelo diretor-geral, pelo diretor do Departamento de Administração Geral (DAG), Silvério Antônio Moita de Andrade, e já passou pela Escola Superior.

Já para o cargo de Agente de Polícia, o aval foi concedido apenas este ano. O anúncio foi feito no dia 05 de setembro, durante uma solenidade no Salão Nobre do Palácio Buriti. O evento contou com a presença do Governador, além do Vice-Governador Paco Britto, o Secretário de Segurança, Anderson Torres, e o Diretor-Geral da Polícia Civil, Robson Cândido.

“Um concurso dessa magnitude envolve não só o concursando, mas também as famílias. Fica aqui os meus parabéns e fico alegre que vocês têm disposição em ajuda a população do Distrito Federal”, relatou o governador.

Foram autorizadas 1.800 vagas para Agente de Polícia, sendo 600 vagas de caráter imediato, mais 1.200 vagas para formação de cadastro reserva. Como previsto, o extrato da autorização foi divulgado um dia após o anúncio, no Diário Oficial do Distrito Federal.

O candidato interessado em pleitear uma vaga para Agente, deverá ter nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior, em validade. Para este, processo de escolha da banca organizadora ainda se encontra na fase inicial.

O protocolo já foi recebido na direção-geral, mas ainda não tem data prevista de conclusão. Ambos os cargos proporcionam salários iniciais que podem chegar a mais de R$ 13 mil, na classe especial.

» Prepare-se para o concurso PCDF + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PCDF Escrivão: Novo cronograma divulgado!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais