Concurso PCDF: Déficit no cargo de Escrivão chega a 64%!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 09 set 2020

Mesmo com o concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) ofertando 300 vagas para Escrivão, déficit na carreira aumentou e posse de novos servidores é urgente.

Déficit de Escrivão na PCDF

Já foi divulgado o edital do concurso PCDF destinado para o cargo de Escrivão, inclusive as provas já estão marcadas. Entretanto, conforme um estudo realizado, nos últimos meses aumentou o número de cargos vagos de escrivães na corporação.

Dessa maneira, mesmo com as 300 vagas efetivas, o certame não será capaz de suprir todo o atual déficit, que já chegou a 64% do efetivo total.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-DF?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-DF

Isso porque, a corporação pode ter até 1.000 cargos de escrivães em seu quadro de servidores. Mas, no momento apenas 360 cargos estão preenchidos. Isso equivale a uma carência de 640 servidores para esta função.

Dessa maneira, a Polícia Civil do Distrito Federal precisaria utilizar bastante o seu cadastro de reserva, que fica válido durante todo o certame , ou então divulgar o quanto antes um novo edital, após encerradas as contratações imediatas.

Mas, é válido lembrar que o edital de Escrivão de Polícia do concurso PCDF não prevê a formação de cadastro de reserva, diferentemente do de Agente , que oferta 600 vagas de caráter imediato e 1.200 vagas para formação de cadastro reserva.

PCDF tem mais de 4,1 mil cargos vagos em outras carreiras

Além da carreira de Escrivão, a Polícia Civil do Distrito Federal ainda possui um grande déficit em outros cargos. No total, são mais de 4,1 mil cargos vagos em diversa outras funções.

Todas elas são ocupadas por candidatos com nível superior. Ao todo, são 4.153 vagas, sendo apenas 1.800 vagas previstas de serem ocupadas pelo próximo certame de Agente.

Sendo assim, a corporação ainda terá um déficit de, pelo menos, 2.353 cargos após a vigência da seleção , fora as vacâncias de Escrivão, que ainda aumenta essa carência.

  • Delegado: 156 cargos vagos;
  • Agente de Custódia: 400 cargos vagos;
  • Agente de Polícia: 3.269 cargos vagos;
  • Papiloscopista: 90 cargos vagos;
  • Perito Médico Legista: 74 cargos vagos;
  • Perito Criminal: 164 cargos vagos.

Após a suspensão do cronograma em função da pandemia da Covid-19, as provas do concurso PCDF para a carreira de Escrivão foram remarcadas. A avaliação será aplicada no dia 17 de outubro de 2020.

A prova escrita (objetiva e discursiva) é a primeira etapa do certame , sendo comum e obrigatória a todos os candidatos, com caráter eliminatório e classificatório.

Os participantes irão responder a 120 questões, no estilo Certo ou Errado, característica da banca organizadora Cebraspe, onde uma questão errada anula uma questão certa. As disciplinas serão distribuídas por 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos com quatro horas e meia de duração.

Saiba mais sobre o Concurso PCDF: Justiça ordena que as provas sejam aplicadas em 120 dias. Confira!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais