Concurso PCDF: Convocação de 300 aprovados para Escrivão está previsto em 2021!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 01 set 2020

O Governo Federal encaminhou o PLOA 2021, que consta o provimento de 300 vagas no concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), destinado para o cargo de Escrivão.

Provimento de vagas no concurso PCDF Escrivão

No dia 31 de agosto, houve a apresentação do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA ) de 2021. E para os que aguardam ansiosamente uma convocação para ingressar na Polícia Civil do Distrito Federal podem comemorar, estão previstas 300 vagas para o cargo de Escrivão.

Para o Fundo Constitucional do Distrito Federal, é previsto no documento o preenchimento de mais de 700 vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e traz, ainda, 300 vagas de provimento na PCDF .

Quer Receber Todas as Novidades da PC-DF?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-DF

Este quantitativo bate com a oferta de vagas do concurso PCDF Escrivão, cujo edital foi divulgado no ano passado e acontecerá no decorrer de 2020 e 2021, com a realização das etapas avaliativas.

Entretanto, o certame ficou suspenso por longos meses em virtude da pandemia da Covid-19 e somente no mês de agosto é que a seleção foi retomada.

Diferentemente do edital do certame de Agente de Polícia, o documento de Escrivão não informou um cronograma prévio com a previsão de homologação e início das convocações dos candidatos aprovados.

Foi divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal, a nova data de aplicação das provas do concurso PCDF destinado para a carreira de Escrivão.

Segundo informações da publicação, as provas objetivas e provas discursivas serão realizadas no dia 17 de outubro de 2020, no período da tarde, com duração de 04h30min.

Ainda conforme a publicação, os locais e horários de realização das provas objetivas e das provas discursivas, as medidas de proteção para evitar a transmissão do vírus Covid-19, bem como as demais datas de realização do certame será divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal e no site da banca organizadora, Cebraspe, na data provável de 07 de outubro de 2020.

O conteúdo programático da prova objetiva da seleção , será o seguinte:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
  • Legislação.

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Informática;
  • Matemática e Raciocínio Lógico.

A prova discursiva será composta por uma Redação com até 30 linhas sobre tema inerente ao conteúdo programático do concurso PCDF Escrivão.

PCDF tem dobre de cargos vagos do que prevê PLOA 2021

Embora a PLOA 2021 traga a previsão de provimento dos 300 cargos de Escrivães Polícia Civil do Distrito Federal, o número não será suficiente para suprir todos os cargos vagos. E diferentemente do edital de Agente, este não prevê a formação de cadastro de reserva.

De acordo com informações do Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal, a PCDF possui um déficit de 640 cargos na carreira de Escrivão, mais do que o dobro do previsto no Orçamento.

Entretanto, o provimento deste quantitativo amenizará uma carência que hoje é grande. Isso porque, a corporação pode ter 1.000 cargos de Escrivão e conta com apenas 360 cargos ocupados, atualmente.

Além do Escrivão, a Polícia Civil do Distrito Federal também soma cargos vagos de: Agente, Delegado, Perito Médico Legista, Perito Criminal, Papiloscopista e Agente Policial de Custódia.

Saiba mais sobre o Concurso PCDF: Provas objetivas e discursivas são oficialmente suspensas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais