Pesquisar no blog

Concurso Pefoce: Iniciado o processo de escolha da banca

Iago Almeida

icone calendario 19 fev 2021

A licitação para escolha da banca organizadora do próximo concurso Pefoce (Perícia Forense do Ceará) teve início e as empresas que se interessarem devem enviar propostas até o próximo dia 25 de fevereiro.

A comissão coordenadora do concurso Perícia Forense do Ceará foi anunciada em 2020. O certame oferecerá 170 vagas imediatas e 340 em cadastro de reserva. A expectativa da perícia é que sejam registradas cerca de 22 mil inscrições para todos os cargos do concurso.

A comissão organizadora é presidida pelo servidor Átila Einstein de Oliveira e pelos demais servidores, Francisco Vanderlan Carvalho Vieira Filho, Victor Hugo Medeiros Alencar, Silvana Martins Rodrigues Dourado e Liano Levy Almir Gonçalves Vieira.

Concurso Pefoce: Distribuição das vagas

Serão 170 vagas para cargos de nível superior, que envolve divisão para ampla concorrência e pessoas com deficiência (PcD), além das vagas para cadastro reserva. Confira:

  • Perito Criminal: 57 vagas AC, 3 vagas PcD e 120 reserva
  • Perito Legista: 19 vagas AC, 1 vaga PCD e 40 reserva
  • Médico Legista: 19 vagas AC, 1 vaga PCD e 40 reserva
  • Auxiliar de Perícia: 66 vagas AC, 4 vagas PcD e 140 reserva

Para os Médicos Legistas, a exigência é a graduação em Medicina. Já para Perito Criminal serão aceitas graduações em: Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física e Química.

E às vagas de Perito Legista poderão concorrer os graduados em Farmácia. Já para Auxiliar de Perícia poderão ser concorridas por graduados em qualquer área.

Etapas de seleção do concurso Pefoce

Serão quatro etapas de avaliação dos candidatos, todas realizadas em Fortaleza/CE. Confira:

1º Prova escrita – 102 questões de conhecimentos gerais e específicos
2º Teste de aptidão física – teste de capacidade física
3º Avaliação Psicológica e Investigação Social
4º Formação

Prova Escrita e Discursiva

A prova de múltipla escolha (A, B, C, D, E) será realizada com 100 questões de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática, Noções de Direito Penal e Processual Penal) e específicos.

Já a prova discursiva será composta por duas questões versando sobre o conteúdo programático.

Teste de Aptidão Física

O TAF será composto por três testes: flexo-extensão de cotovelos sobre o solo em apoio no banco (sexo feminino) e flexo-extensão de cotovelos em apoio sobre o solo (sexo masculino resistência abdominal) e corrida de 12 minutos.

Curso de Formação Profissional

Na primeira turma do CFP serão matriculados 170 candidatos, por ordem de classificação, acrescidos de eventuais candidatos sub judice. Os demais comporão o cadastro reserva e eventuais turmas a serem formadas.

Avaliação de Verificação de Aprendizagem (AVA)

A avaliação será composta por 100 questões de múltipla escolha, com duração de 4 horas, no qual se medirá o conhecimento adquirido pelo aluno ao longo do CFP.

Último Concurso PEFOCE

Em 2011, o último concurso Pefoce , organizado pelo Cebraspe, ofertou 170 vagas, além do cadastro reserva, para os cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia. Todas as oportunidades exigiram nível superior.

Com jornadas de trabalho de 40 horas semanas, os salários na época variavam entre R$ 1.897,61 e R$ 7.582,45.

Os candidatos foram avaliados em duas fases, sendo uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com questões de conhecimentos básicos, sobre Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal, além de conhecimentos específicos de cada área.

Já a segunda fase foi dividida entre algumas etapas, como:

– Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
– Exame de capacidade física (AESP);
– Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
– Investigação Social, de caráter eliminatório.

Saiba mais sobre o Concurso PEFOCE: Edital publicado com 510 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais