Concurso Perícia SE: Governo autoriza novo edital; vagas em todas as áreas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 30 out 2020

Foi autorizado pelo governo de Sergipe, a realização do novo concurso Perícia SE (Perícia de Sergipe), com vagas para todas as áreas.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Sergipe?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Sergipe

Autorização do novo concurso Perícia SE

O Estado de Sergipe tem um novo concurso Perícia SE autorizado. O aval foi anunciado no dia 23 de outubro, pelo Governo e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP SE). Mediante o aval, a COGERP (Coordenadoria Geral de Perícias) irá realizar o estudo das vagas e os demais preparativos.

Segundo o governo, com a autorização, em breve, o trabalho de análises e exames periciais ganhará um importante reforço, que irá contribuir na constante melhoria da Segurança Pública de Sergipe.

A autorização ocorreu durante uma reunião do secretário da Segurança Pública, João Eloy, com o coordenador geral de Perícias, Nestor Barros, e o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes.

“É uma reivindicação dos servidores da Coordenadoria Geral de Perícias. Nós estávamos precisando de mais servidores. Então, era uma reivindicação dos peritos e dos papiloscopistas. O secretário João Eloy nos alegrou na sexta-feira, 23, com a autorização do concurso público para todas as áreas da perícia”.

Ainda conforme explicou Nestor Barros, a definição das áreas de atuação e formação, assim como a quantidade de vagas serão definidas junto aos institutos que formam a COGERP, sendo eles:

  • Instituto de Criminalística (IC);
  • Instituto de Identificação (IICM);
  • Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF);
  • Médico Legal (IML).

“Nós discutiremos com os diretores para saber quais as maiores necessidades da perícia sergipana, pois atuamos por área. Os peritos criminais são alocados por áreas. Então precisamos identificar as áreas de formação em que estamos precisando de mais servidores para passarmos os quantitativos para o secretário”, salientou Nestor Barros.

Dessa maneira, os próximos passos envolvem a definição das áreas de atuação pericial, que terão vagas disponibilizadas no concurso Perícia SE. O cargo de Perito, tem o nível superior como requisito.

Após as definições, que serão feitas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP SE) junto à COGERP, terá início o processo de definição da banca organizadora. Somente após a contratação da empresa, o edital poderá ser divulgado.

Governo concede aval para porte de armas na Perícia SE

Também no dia 23 de outubro de 2020, foi autorizado o porte de arma para as carreiras da Perícia no Estado de Sergipe, reivindicação, segundo a COGERP, de quase duas décadas da categoria.

A concessão do porte de armas estava prevista na Lei Complementar da Perícia, de 2002. Entretanto, faltava a regulamentação por decreto, que foi assinado pelo governador Belivaldo Chagas.

“O decreto também tem como base uma instrução normativa da Polícia Federal, que ampara o uso de arma de fogo de profissionais da perícia, muitos deles que atuam em local de crime e circulam o estado em cenários adversos e em várias situações consideradas perigosas”, informa a SSP SE.

Serão adquiridas pistolas e todos os profissionais com previsão para o porte da arma de fogo serão treinados na Academia da Polícia Civil do Estado (Acadepol).

Saiba mais sobre o Concurso Perícia SE: Edital é autorizado pelo governo; vagas em todas as áreas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais