Pesquisar no blog

O que é preciso para entrar na Petrobras?

icone calendario 27 dez 2023

Atenção, concurseiros de plantão. Saiu o edital do concurso Petrobras com oferta de 6.412 vagas de nível médio e salários de até R$ 5,8 mil.

Os interessados em uma das vagas deverão realizar as inscrições no site da banca organizadora, o Cebraspe, entre às 10h do dia 28 de dezembro de 2023 e às 18h do dia 31 de janeiro de 2024.

Após preencher o formulário com os dados solicitados, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 62,79, até o dia 21 de fevereiro de 2024, para que a candidatura seja homologada.

Fique atento ao prazo, hein? ⏱️

Lembrando que do total de oportunidades, 916 vagas são de provimento imediato, enquanto 5.496 vagas são para formação de um cadastro reserva, sendo:

  • Enfermagem do Trabalho: 12 + 72 CR
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações: 36 + 216 CR
  • Logística de Transportes – Controle: 25 + 150 CR
  • Manutenção – Caldeiraria: 46 + 276 CR
  • Manutenção – Elétrica: 56 + 336 CR
  • Manutenção – Instrumentação: 58 + 348 CR
  • Manutenção – Mecânica: 78 + 468 CR
  • Operação: 254 + 1.524 CR
  • Operação de Lastro: 16 + 96 CR
  • Projetos, Construção e Montagem – Edificações: 11 + 66 CR
  • Projetos, Construção e Montagem – Elétrica: 11+ 66 CR
  • Projetos, Construção e Montagem – Instrumentação: 08 + 48 CR
  • Projetos, Construção e Montagem – Mecânica: 30 + 180 CR
  • Química de Petróleo: 83 + 498 CR
  • Segurança do Trabalho: 91 + 546 CR
  • Suprimento de Bens e Serviços – Administração: 101 + 606 CR

Se você tem interesse em uma dessas oportunidades e não quer ficar de fora dessa seleção, continue comigo nessa página e confira todos os detalhes do certame! 😉

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil candidatos! Clique aqui  e saiba mais!

Quais os requisitos para entrar na Petrobras?

Os requisitos básicos para tomar posse dos cargos da Petrobras 2024, são:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros(as) e portugueses(as), com reconhecimento de direitos e obrigações civis e de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil por meio do Decreto nº 3.927/2001.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino;
  • Ter, na data de admissão ou readmissão, idade mínima de 18 anos completos;
  • Não ter 75 anos de idade ou mais, desde que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição estabelecido para fins de aposentadoria, conforme estabelecido pelo § 16º do artigo 201 da Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional nº 103/2019;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da ênfase;
  • Ser aprovado(a) no processo seletivo público e preencher os requisitos específicos previstos no edital;
  • Não acumular cargo, emprego ou função pública, bem como não perceber proventos de aposentadoria ou de inatividade oriundos de cargo, emprego ou função pública, ressalvadas as hipóteses acumuláveis previstas na Constituição Federal; e
  • Cumprir as determinações do edital.

Além dos requisitos básicos, os candidatos deverão preencher as exigências específicas de cada cargo, que são:

Enfermagem do Trabalho

Curso técnico de nível médio em Enfermagem, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação, complementado por curso de qualificação de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Inspeção de Equipamentos e Instalações

Curso técnico de nível médio em: Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecânica de Precisão, Metalurgia, Metrologia, Fabricação Mecânica, Mecatrônica, Química ou Soldagem, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Logística de Transportes – Controle

Curso técnico de nível médio em: Administração, Aeroportuário, Comércio Exterior, Logística, Portos, Suprimento, Transporte Aquaviário, Transporte de Cargas e Transporte Rodoviário, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo. Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase.

Manutenção – Caldeiraria

Curso técnico de nível médio em: Eletromecânica, Fabricação Mecânica, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia ou Soldagem, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Manutenção – Elétrica

Curso técnico de nível médio em: Eletroeletrônica, Eletromecânica ou eletrotécnica, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído através da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Manutenção – Instrumentação

Curso técnico de nível médio em: Automação Industrial, Eletrônica, Eletroeletrônica, Mecatrônica ou Metrologia, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase.

Manutenção – Mecânica

Curso técnico de nível médio em: Eletromecânica, Fabricação Mecânica, Manutenção de Aeronaves, Manutenção de Máquinas Pesadas, Mecânica, Mecânica de Aeronaves, Mecânica de Precisão ou Soldagem, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Operação

Curso técnico de nível médio em: Análises Químicas, Automação Industrial, Construção Naval, Eletricidade e Instrumentos Aeronáuticos, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Aeronaves, Manutenção de Máquinas Pesadas, Máquinas Navais, Mecânica, Mecânica de Aeronaves, Mecânica de Precisão, Mecatrônica, Metalurgia, Metrologia, Petróleo e Gás, Petroquímica, Plásticos, Química, Refrigeração e Climatização, Sistemas a Gás ou Soldagem, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Operação de Lastro

Curso técnico de nível médio em: Automação Industrial, Construção Naval, Eletricidade e Instrumentos Aeronáuticos, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Aeronaves, Manutenção de Máquinas Pesadas, Máquinas Navais, Mecânica, Mecânica de Aeronaves, Mecânica de Precisão, Mecatrônica, Metalurgia, Metrologia, Petróleo e Gás, Soldagem ou Telecomunicações, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Projetos, Construção e Montagem – Edificações

Curso técnico de nível médio em: Edificações ou Estradas, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Projetos, Construção e Montagem – Elétrica

Curso técnico de nível médio em: Eletricidade e Instrumentos Aeronáuticos, Eletroeletrônica, Eletromecânica ou Eletrotécnica, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Projetos, Construção e Montagem – Instrumentação

Curso técnico de nível médio em: Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Mecatrônica ou Metrologia, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Projetos, Construção e Montagem – Mecânica

Curso técnico de nível médio em: Eletromecânica, Fabricação Mecânica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Aeronaves, Manutenção de Máquinas Pesadas, Mecânica, Mecânica de Precisão, Mecatrônica, Metalurgia ou Soldagem, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Química de Petróleo

Curso técnico de nível médio em: Análises Químicas, Química ou Petroquímica, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no respectivo Conselho de Classe, como Técnico.

Segurança do Trabalho

Curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, ou curso de nível médio acrescido de curso de Supervisor de Segurança do Trabalho, ministrados por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que tenha registro no Ministério do Trabalho e Emprego, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase. Registro no Ministério do Trabalho e Emprego.

Suprimento de Bens e Serviços – Administração

Curso técnico de nível médio em: Administração, Comércio, Comércio Exterior, Contabilidade, Finanças, Informática, Logística ou Suprimento, ministrado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Serão aceitos diplomas e certificados de outros cursos técnicos, com denominações distintas, desde que constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Instituído por meio da Portaria nº 870, de 16 de julho de 2008, do MEC) e estejam diretamente relacionadas aos cursos técnicos requeridos para o cargo. Outras formações são aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais para o exercício da correspondente ênfase.

Quanto ganha um aprovado no concurso Petrobras?

Os aprovados serão remunerados com salários iniciais que variam entre R$ 3.446,23 e R$ 5.878,82, sendo o salário básico de R$ 3.446,23 com a garantia de uma remuneração mínima de R$ 5.878,82.

Além do salário, os concursados terão direito a vários benefícios, como:

  • Plano de Saúde Petrobras;
  • Benefício Farmácia;
  • Sala de apoio à amamentação;
  • Vale-Refeição de R$ 1.385,19;
  • Vale-Alimentação de R$ 212,01;
  • Gympass, para cuidar da saúde;
  • Auxílio-Doença;
  • Auxílio-Creche/Acompanhante;
  • Auxílio-Ensino (da pré-escola ao Ensino Médio);
  • Adicional por tempo de serviço;
  • Adicionais de Regime e Condições de Trabalho;
  • Banco de Horas;
  • Programa Jovem Universitário: reembolso de 60% das despesas comprovadas com a universidade, limitado ao valor de cobertura da tabela existente na Companhia;
  • Programa de Mentoria para Liderança Feminina: compromisso de capacitar 100% de lideranças em saúde mental, com objetivo de promover o bem-estar de todos os profissionais;
  • Prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias além do que estabelece a legislação (120 dias), totalizando até 180 dias.

Quanto a lotação, os servidores atuarão nos seguintes polos:

  • Sudeste
    • Betim/MG,
    • Cubatão/SP,
    • Duque de Caxias/RJ,
    • Itaboraí/RJ,
    • Macaé/RJ,
    • Mauá/SP,
    • Paulínia/SP,
    • Rio de Janeiro/RJ,
    • Santos/SP,
    • São José dos Campos/SP,
    • Vitória/ES,
    • Demais cidades na região Sudeste que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.
  • Sul
    • Araucária/PR,
    • Canoas/RS,
    • Demais cidades na região Sul que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.
  • Ipojuca
    • Ipojuca/PE
    • Demais cidades no Estado de Pernambuco que a Petrobras atue ou venha a ter atuação.

Como serão as provas do concurso Petrobras 2024?

O concurso Petrobras terá somente uma etapa avaliativa, que é a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 24 de março de 2024 nos municípios onde os candidatos serão posteriormente lotados.

A prova terá duração de 4h e consistirá em 100 questões de julgamento do tipo “certo” ou “errado”, sobre as disciplinas de:

  • Conhecimentos Gerais (40 questões)
    • Língua Portuguesa
      • Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;
      • Reconhecimento de tipos textuais: narração, descrição, dissertação;
      • Domínio da ortografia oficial;
      • Emprego das classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições, pronomes, advérbios;
      • Reconhecimento e emprego das estruturas morfossintáticas do texto
        • Relações de regência entre termos.
        • Relações de concordância entre termos.
        • Sinais de pontuação.
      • Reescritura de frases e parágrafos do texto.
    • Matemática
      • Teoria dos conjuntos, conjuntos numéricos e relações entre conjuntos;
      • Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas;
      • Equações de 1º grau, equações polinomiais reduzidas ao 2º grau, equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas;
      • Análise combinatória: permutação, arranjo, combinação e eventos independentes;
      • Progressão aritmética e progressão geométrica;
      • Matrizes, determinantes e sistemas lineares;
      • Trigonometria, Geometria plana e Geometria espacial;
      • Geometria analítica: equação da reta, parábola e círculo;
      • Matemática financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.
  • Conhecimentos Específicos (60 questões)

Em uma escala de 0 à 100 pontos, será considerado reprovado o candidato que obtiver:

  • nota inferior a 8,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • nota inferior a 18,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • nota inferior a 30,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

O prazo de validade do concurso será de 18 meses contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

Baixe o edital do concurso Petrobras ➡️ Edital Petrobras 2024

Estude para o concurso Petrobras

Se você sonha em entrar na Petrobras, mudar de vida, garantir sua estabilidade profissional, além dos inúmeros benefícios, não deixe para estudar de última hora!

A Nova Concursos oferece materiais de qualidade, com teoria, exercícios para fixação, box com dicas, fluxogramas e mnemônicos, elaborados por professores especialistas, que são referência no mercado.

Mais de 70 mil pessoas confiaram na didática da Nova e foram aprovadas. Não perca tempo!

Para mais informações, assista a análise do edital realizada pelo professor Rodrigo Pontes. Vem com a gente rumo a aprovação! 👊🏼

Conheça outros concursos que também estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 52 mil vagas!

Saiba mais sobre o Concurso Petrobras tem edital publicado com 6.412 vagas de nível médio!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais