Concurso PGE AL: Associação ressalta importância de publicar um novo edital!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 03 dez 2020

Segundo a Associação de Procuradores do Estado de Alagoas, o novo concurso PGE AL é um investimento no Estado para renovar a estrutura.

Ainda em Alagoas, o concurso PC AL tem edital previsto com oferta de 300 vagas. ⇒ Confira ⇐

Importância do novo concurso PGE AL

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, não realiza novos concursos PGE AL para Procuradores há 11 anos. Durante esse período, aumentou o volume de demandas ao passo que o número de cargos vagos também cresceu.

Sendo assim, os atuais servidores precisam lidar com crescentes demandas administrativas e judiciais. Em nota, APE AL (Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas) apontou essa vacância de servidores.

Além disso, foram identificados a ausência de uma carreira de apoio definida em lei, estrutura física precária e a cobrança de uma reestruturação do quadro de servidores. O que acaba sobrecarregando o corpo funcional da instituição.

“A Procuradoria Geral do Estado atua com um volume enorme e crescente de demandas, administrativas e judiciais, e precisa de condições e estrutura de trabalho para o desenvolvimento de suas funções tão essenciais à preservação do estado democrático de direito e à defesa do patrimônio público”, salientou APE AL.

De acordo com informações do documento, existem 37 cargos vagos de Procuradores de Estado. O que indica 30% do efetivo da carreira.

Existe também um grande número de licenças médicas no órgão, o que gera impactos na carga de trabalho dos membros em atividade. Conforme relatos da Associação de Procuradores do Estado, estruturar a PGE AL não é uma despesa e sim um investimento.

“A valorização da Procuradoria Geral do Estado abraça todos os cidadãos por meio das políticas públicas pautadas na legalidade, torna a sociedade mais justa e possibilita investimentos no Estado”.

Edital do concurso PGE AL

Para que o novo concurso PGE AL seja realizado, é necessário ainda o aval do governador de Alagoas, Renan Filho. Se o governo der sinal positivo, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio irá analisar o impacto financeiro do certame.

Paralelo a isso, serão realizados os processos de contratação da banca organizadora e de elaboração do edital.

Por esses processos demandarem tempo, é previsto pela Procuradoria Geral do Estado que o concurso PGE AL seja divulgado no segundo semestre de 2021.

Desde o mês de maio de 2019, foi solicitada a autorização de novo concurso PGE AL para Procuradores. Mesmo depois de tramitar por setores da Procuradoria, o pedido não teve andamentos no ano passado.

Apenas em setembro de 2020, um dos membros do Conselho Superior da PGE AL resolveu trazer a seleção à pauta novamente. Ele enviou um memorando ao presidente do Colegiado expondo a necessidade do novo edital.

Diante disso, o concurso PGE AL foi discutido em sessão do Conselho Superior, no final de setembro, e recebeu autorização para 15 vagas no cargo de Procurador.

Saiba mais sobre o Concurso PGE AL: Edital previsto até junho de 2021; oferta de 15 vagas para Procurador!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais