Segundo a Associação de Procuradores do Estado de Alagoas, o novo concurso PGE AL é um investimento no Estado para renovar a estrutura.
Ainda em Alagoas, o concurso PC AL tem edital previsto com oferta de 300 vagas. ⇒ Confira ⇐
Importância do novo concurso PGE AL
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, não realiza novos concursos PGE AL para Procuradores há 11 anos. Durante esse período, aumentou o volume de demandas ao passo que o número de cargos vagos também cresceu.
Sendo assim, os atuais servidores precisam lidar com crescentes demandas administrativas e judiciais. Em nota, APE AL (Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas) apontou essa vacância de servidores.
Além disso, foram identificados a ausência de uma carreira de apoio definida em lei, estrutura física precária e a cobrança de uma reestruturação do quadro de servidores. O que acaba sobrecarregando o corpo funcional da instituição.
“A Procuradoria Geral do Estado atua com um volume enorme e crescente de demandas, administrativas e judiciais, e precisa de condições e estrutura de trabalho para o desenvolvimento de suas funções tão essenciais à preservação do estado democrático de direito e à defesa do patrimônio público”, salientou APE AL.
De acordo com informações do documento, existem 37 cargos vagos de Procuradores de Estado. O que indica 30% do efetivo da carreira.
Existe também um grande número de licenças médicas no órgão, o que gera impactos na carga de trabalho dos membros em atividade. Conforme relatos da Associação de Procuradores do Estado, estruturar a PGE AL não é uma despesa e sim um investimento.
“A valorização da Procuradoria Geral do Estado abraça todos os cidadãos por meio das políticas públicas pautadas na legalidade, torna a sociedade mais justa e possibilita investimentos no Estado”.

Edital do concurso PGE AL
Para que o novo concurso PGE AL seja realizado, é necessário ainda o aval do governador de Alagoas, Renan Filho. Se o governo der sinal positivo, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio irá analisar o impacto financeiro do certame.
Paralelo a isso, serão realizados os processos de contratação da banca organizadora e de elaboração do edital.
Por esses processos demandarem tempo, é previsto pela Procuradoria Geral do Estado que o concurso PGE AL seja divulgado no segundo semestre de 2021.
Desde o mês de maio de 2019, foi solicitada a autorização de novo concurso PGE AL para Procuradores. Mesmo depois de tramitar por setores da Procuradoria, o pedido não teve andamentos no ano passado.
Apenas em setembro de 2020, um dos membros do Conselho Superior da PGE AL resolveu trazer a seleção à pauta novamente. Ele enviou um memorando ao presidente do Colegiado expondo a necessidade do novo edital.
Diante disso, o concurso PGE AL foi discutido em sessão do Conselho Superior, no final de setembro, e recebeu autorização para 15 vagas no cargo de Procurador.