Concurso PM BA: Após aplicação das provas, certame deverá ser suspenso!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 fev 2020

Mesmo após a realização das provas, o concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia) destinado para o cargo de Soldado, poderá ter as demais etapas suspensas.

Etapas do concurso PM BA

Após a realização das provas do concurso PM BA, as demais etapas do certame poderão ser suspensas. Os competidores ficaram sabendo da possível decisão ainda antes de irem prestar o exame.

O pedido de suspensão foi feio pelo Ministério Pública da Bahia, por meio da promotora de Justiça Rita Tourinho. É alegado pela promotora, que o edital de abertura traz exigências absurdas e que deverá ser suspenso.

Entre os argumentos utilizados na ação proferida, está que os editais:

“Violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursados homens”.

Antes mesmo das provas serem realizadas, a administração divulgou por meio do site da banca organizadora, IBFC , uma nota para esclarecer o assunto e dar tranquilidade aos candidatos que iam realizar as avaliações.

Foi avisado que as provas marcadas para o dia 19 de janeiro, seriam aplicadas em sua normalidade, como previsto no edital de convocação. Segundo o comunicado, a decisão da desembargadora, Dinalva Gomes Pimentel, determina a suspensão do certame apenas após a realização das provas.

A Polícia Militar da Bahia, esclarece que a decisão não afeta esta etapa das provas. Todavia, o comunicado ainda informa que até aquele presente momento, a Saeb ainda não havia sido notificada a respeito da referida decisão judicial. Assim que for notificado, a Procuradoria Geral do Estado irá adotar as medidas cabíveis.

Nova-PM-BA

Mais de 20% de faltosos foram registrados no concurso PM BA

Em nota divulgada em seu portal oficial, a Saeb divulgou o índice de faltosos das provas objetivas do concurso PM BA e do Corpo de Bombeiros da Bahia. Foram 20,7% de abstenções confirmadas.

Ainda foi confirmada pela Saeb, que os exames aconteceram na cidade de Salvador e em outros seis municípios baianos. A prova é de caráter eliminatório e classificatório.

“Prestei o concurso pela primeira vez em 2017, tive uma boa nota, mas não fiquei dentro do número de vagas ofertadas. Dessa vez, me preparei melhor e voltei com foco no meu objetivo, quero a estabilidade que o Estado oferece e seguirei o meu sonho na carreira policial”, informou um candidato à Saeb.

As provas objetivas foram compostas por 80 questões, mesclando por disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além da Redação, aplicável no mesmo dia.

“As provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, relatou o diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Robson Carvalho.

Das 80 questões da prova objetiva, 50 questões foram de Conhecimentos Gerais e 30 questões de Conhecimentos Específicos.

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • História do Brasil;
  • Geografia do Brasil;
  • Atualidades;
  • Informática.

Conhecimentos Específicos

  • Direito Constitucional;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Igualdade Racial e de Gênero;
  • Direito Penal Militar.

O candidato que for habilitado nesta etapa, ainda irá realizar outras etapas do certame, composta por avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação, investigação social e o curso de formação.

Divulgado no mês de outubro, o edital de abertura ofertou 1.000 vagas para a Polícia Militar da Bahia. Para concorrer ao cargo de Soldado, é necessário o nível médio. O salário inicial é de R$ 3.410,68, para contratações que serão feitas sob o regime estatutário, que garante estabilidade.

» Prepare-se para o concurso PM BA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PM BA: EDITAL PUBLICADO com 1.000 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais