Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso PM BA: Certame é retomado; resultado preliminar será divulgado em maio!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 Maio 2020

Após três meses suspenso, o concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia) foi retomado. A decisão foi informada pelo governador do estado, Rui Costa.

Retomada do concurso PM BA

O concurso PM BA e Bombeiros BA, foi retomado após três meses de suspensão. A informação foi passada pelo governador do Estado da Bahia, Rui Costa, e uma live feita no dia 15 de maio.

Ainda foi informado pelo governador, que irá publicar o resultado final preliminar do certame no dia 19 de maio de 2020, junto ao IBFC, banca organizadora. Além da relação provisória dos candidatos aprovados, será divulgado um novo cronograma com as próximas avaliações.

Segundo informações do edital de abertura, após a homologação do resultado final, os candidatos classificados ainda serão convocados para as seguintes etapas avaliativas:

  • Avaliação Psicológica;
  • Exames Médicos-Odontológicos;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Exame de Documentação;
  • Investigação Social;
  • Curso de Formação.

Após a homologação, também é iniciado o prazo de dois anos de validade do concurso PM BA, podendo ser prorrogado por igual período.

Entenda a suspensão do concurso PM BA

No dia 12 de fevereiro, foi divulgado no site da banca organizadora, IBFC, a suspensão do concurso PM BA e Bombeiros BA, por decisão judicial.

O documento foi assinado pelo secretário de administração do Estado da Bahia, Edelvino Filho, pelo comandante da PM, Anselmo Brandão, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Macêdo.

Nova-PM-BA

O edital foi mantido suspenso, até o julgamento final do mérito ou modificação da mencionada decisão judicial.

Na época, foi alegado pelo MP-BA, que o edital de abertura trazia “exigências absurdas”. Entre os argumentos utilizado na ação proferida, está que os editais:

“Violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os candidatos homens”.

Vagas do concurso PM BA

Divulgado no mês de outubro de 2019, o concurso PM BA e Bombeiros BA ofertam 1.250 vagas no cargo de Soldado, destinado para quem tem o nível médio e com salários de R$ 3.410,68. O regime de contratação é o estatutário, que assegura estabilidade.

Além do nível médio completo, também foi exigido para participar:

  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos completos;
  • Altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

Na Polícia Militar, as 1.000 vagas ofertadas para Soldado foram divididas da seguinte forma: 900 vagas para candidatos do sexo masculino e 100 vagas para candidatas do sexo feminino. Há reserva de vagas para candidatos negros.

As regiões contempladas são: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Teixeira de Freitas e Alagoinha.

Já para o Corpo de Bombeiros, são ofertadas 250 vagas, sendo 207 vagas para homens e 43 vagas para mulheres, também com reserva para candidatos deficientes.

As lotações são para as regiões de Salvador e RMS, além de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Ituberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas e Alagoinhas.

Saiba mais sobre o Concurso PM BA: EDITAL PUBLICADO com 1.000 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais