Foi definida a banca organizadora do concurso PM PA (Polícia Militar do Pará), edital com 2.405 vagas para Soldado e Oficial, pode ser publicado a qualquer momento.
Banca organizadora do concurso PM PA
O novo concurso PM PA está perto de publicar o edital de abertura, foi escolhida a banca organizadora que será responsável pela execução do certame. O IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento), foi a empresa vencedora da 2ª fase do processo licitatório.

Entretanto, ainda haverá recursos e as empresas perdedoras poderão contestar a decisão. O resultado foi divulgado no Diário Oficial do Estado do Pará.
A 2ª fase do processo licitatório foi realizada no auditório da Seplad (Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará), sendo composta pela análise de proposta técnica individual e proposta financeira.
Segundo informações do resultado, foram classificadas e desclassificadas as seguintes bancas organizadoras, com as pontuações:
- IADES: classificada com 9,63 de média;
- Instituto AOCP: classificada com 9,53 de média;
- FADESP: classificada com 9,25 de média;
- Cebraspe: classificada com 8,95 de média;
- CETAP: desclassificada sem pontuação mínima;
- Consulplan: desclassificada sem pontuação mínima.

Mediante o resultado final, o IADES foi declarado vencedor do processo licitatório. As demais empresas terão um prazo de cinco dias úteis para interpor recurso contra a decisão, a partir da publicação.
Assim como todos os resultados, o dos recursos também será divulgado no Diário Oficial do Estado do Pará. Caso nenhuma contestação seja validada e a comissão organizadora opte por impugnar todas, o IADES irá seguir para a próxima fase que é a assinatura do contrato.
Vagas do concurso PM PA
De acordo com o governador do Pará, Hélder Barbalho, o quantitativo de vagas que serão ofertadas no concurso PM PA já está confirmado. Ao todo, a Polícia Militar do Pará oferecerá 2.405 vagas para os níveis médio e superior, em cargos de Soldado e Oficial, respectivamente.
A distribuição das oportunidades também foi confirmada pela Seplad, sendo:
- Soldado (nível médio): 2.310 vagas;
- Oficial Combatente (nível superior): 95 vagas.
Para pleitear uma vaga na seleção, será necessário ter o nível médio para a carreira de Soldado, enquanto a função de Oficial Combate é preciso ter o nível superior de formação.
Foi confirmado pela Seplad, que mesmo com a pandemia da Covid-19 os preparativos de todos os concursos do Estado do Pará não pararam. O objetivo é que todos os editais previstos sejam publicados ainda em 2020.
“Todo o processo interno, referente ao planejamento dos concursos previstos para 2020 continuam em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada”.
Serão divulgados dois editais: sendo um para o cargo de Soldado e outro para a carreira de Oficial Combatente, em virtude da complexidade e especificidade na seleção de candidatos para as categorias profissionais de militares.