Concurso PM PA: Edital do certame previsto para início de 2020!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 30 out 2019

Foi confirmado pela Secretaria de Administração do Pará, que o edital do concurso PM PA (Polícia Militar do Pará ) está previsto para o primeiro semestre de 2020.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Edital do concurso PM PA

Após a definição da comissão organizadora do concurso PM PA, a Secretaria de Administração do Estado confirmou que o edital do certame está previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2020. Em breve será iniciado a licitação para escolha da banca organizadora, o concurso deverá ofertar 7.000 vagas.

A comissão irá acompanhar e fiscalizar todos os trâmites que envolvem a organização do concurso PM PA até a sua homologação. O grupo tem a responsabilidade de fazer o levantamento das necessidades, análise do orçamento disponível, dentro outras tarefas necessárias para a realização do certame.

No dia 29 de outubro, a Secretaria de Administração do Pará divulgou a portaria com os nomes dos integrantes da comissão especial de licitação do concurso PM PA. O grupo ficará à frente do processo licitatória que irá definir a banca organizadora do certame.

Os membros que compõe a comissão do concurso PM PA, são:

  • Edemilson Fagundes Barbosa – Presidente;
  • Iris Alves Miranda Negrão – 1º Membro;
  • Irenildes Francisca Albuquerque – 2º Membro;
  • Germana Cristina Mota Gonzaga Silva – 3º Membro;
  • Nelson Alves de Sena – 4º Membro.

O concurso da Polícia Militar do Pará foi anunciado no mês de abril pelo governador Helder Barbalho, serão ofertadas 7.000 vagas que irão contemplar os cargos de Soldado e Oficial. Os cargos exigem níveis médio e superior, respectivamente.

O governo do Pará tem feito investimentos no setor de Segurança Pública, para combater a criminalidade no estado. De acordo com o governador, algumas iniciativas feitas logo nos primeiros meses de mandato já surtiram efeito.

“Se fizermos uma comparação dos primeiros 21 dias de abril de 2019 com o mesmo período de abril de 2018, podemos constatar que houve redução de 40% no número de homicídios no Estado”, relatou o governador.

Além do concurso para a Polícia Militar, o governo mantém a possibilidade de abertura de certames para a Polícia Civil e para a Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário).

Último concurso PM PA

O último concurso PM PA teve seu edital publicado no ano de 2016. Na ocasião, foram ofertadas 2.194 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e superior.

Desse total, 160 vagas foram para o Curso de Formação de Oficiais e 34 vagas para Oficiais da área da Saúde, ambas de nível superior. Além de 2.000 vagas para o Curso de Formação de Praças, cuja exigência era o nível médio.

A seleção contou com diversas etapas avaliativas, como provas objetivas, provas discursivas, teste de saúde, avaliação física e psicológica.

Segundo a Agência do Pará, no momento a corporação promove um Curso de Formação de Praças 2018/2019, para formação de 547 novos policiais militares. Sendo distribuídos por Belém (304), Santa Izabel (49), Castanhal (94) e Marabá (100).

Saiba mais sobre o Concurso PM PA: 2.405 vagas para Soldados e Oficiais em 2020!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais