Pesquisar no blog

Concurso PM PA: Veja as bancas organizadoras habilitadas na licitação!

icone calendario 10 jul 2020

Foi concluído pela Polícia Militar do Pará, a primeira etapa do processo licitatório para escolha da banca organizadora do concurso PM PA. Ao todo, seis empresas estão na disputa!

Escolha da banca organizadora do concurso PM PA

A Polícia Militar do Pará está perto de divulgar o nome da banca organizadora que será responsável pela execução do concurso PM PA. Foi confirmado pela Seplad (Secretaria de Estado e Planejamento e Administração) que seis empresas estão habilitadas.

Isso confirma que todas as bancas organizadoras que participaram da primeira etapa, estão classificadas para a segunda etapa. Entretanto, ainda é possível entrar com pedido de recurso.

As empresas que não concordarem com o resultado, podem protocolar sua contestação em até cinco dias úteis. As três frases do processo são: habilitação, técnica e financeira.

As seis bancas organizadoras classificadas para a segunda etapa, são:

  • CETAP;
  • Cebraspe;
  • Consulplan;
  • Instituto AOCP;
  • IADES;
  • FADES.

As empresas são as mesmas que concorrem no processo licitatório para escolha banca organizadora do concurso da PC PA . Ambas as licitações são de responsabilidade da Seplad, que prevê a conclusão ainda em 2020.

O certame para a Polícia Militar do Pará, já tem algumas informações confirmadas. Serão ofertadas 2.405 vagas para os cargos de Soldado e Oficial, a distribuição das oportunidades será divulgada posteriormente.

Para pleitear a uma vaga no cargo de Soldado, é necessário o candidato ter o ensino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Já para a carreira de Oficial, é preciso o participante ter ensino superior completo, idade de até 35 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Os participantes que irão pleitear a uma vaga de Soldado e Oficial, serão avaliados por meio de cinco etapas, sendo elas:

  • 1ª Etapa: prova objetiva e discursiva (somente para oficiais), de caráter eliminatório, abordando todas as disciplinas constantes do conteúdo programático a ser informado posteriormente;
  • 2ª Etapa: exame de avaliação de saúde, de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa: exame de avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa: exame de avaliação psicológica, de caráter eliminatório, compreendendo testes psicológicos (teste de personalidade, de inteligência e de habilidades específicas) e entrevista;
  • 5ª Etapa: investigação de antecedentes pessoais, de caráter eliminatório.

Edital do concurso PM PA sairá ainda em 2020

Existia a possibilidade do edital do concurso PM PA ser publicado até o mês de junho. Entretanto, o processo licitatório aconteceu apenas no dia 26 de junho e ainda está em andamento. Dessa maneira, não haveria tempo hábil para cumprir esse prazo.

Sendo assim, os editais para os cargos de Soldado e Oficial ficam para o segundo semestre de 2020. A data definitiva ainda será confirmada, a própria Seplad informou o concurso PM PA entre os certames previstos para sair este ano.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, os preparativos da seleção não foram paralisados. Foi confirmado pela Seplad que as tratativas se mantiveram, pois o objetivo é que os editais previstos saiam ainda em 2020.

“Todo o processo interno, referente ao planejamento dos concursos previstos para 2020 continuam em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada”.

É previsto que sejam divulgados dois editais: sendo um edital para o cargo de Soldado e outro documento para a carreira de Oficial, em virtude da complexidade e especificidade na seleção de candidatos para as categorias profissionais de militares.

Saiba mais sobre o Concurso PM PA: Edital publicado! 4.400 vagas para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais