Concurso PM PI: Coronel diz que edital pode ser anunciado em dezembro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 nov 2020

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, informou que o edital do concurso PM PI pode ser anunciado no mês de dezembro de 2020.

Além disso, o interessado pode conferir como foi o último certame da corporação. ⇒ Saiba mais ⇐

Anúncio do edital do novo concurso PM PI

O edital do novo concurso PM PI pode ser anunciado novamente no mês de dezembro. A informação foi concedida pelo comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, durante entrega de viaturas no Palácio de Karnak, no dia 24 de novembro.

De acordo com informações, foi afirmado pelo coronel que o governador do Piauí, Wellington Dias, deve anunciar o edital em dezembro. Vale ressaltar, que no mês de outubro, o governador informou que o documento seria divulgado naquele mês, o que não ocorreu.

Entretanto, conforme o coronel, o orçamento para a realização do concurso PM PI ainda está sendo avaliado.

“Acho que vai anunciar o concurso no início de dezembro, o governador ainda não decidiu, ainda está vendo a questão das finanças do estado”, salientou Castilho.

Outro fator que está em estudo, é o quantitativo de oportunidades que serão ofertadas. Segundo o comandante, a solicitação feita foi para 1.050 vagas.

“Nós colocamos proposta de mil (vagas) para soldados e 50 no cargo de tenente, mas o governador ainda está tratando isso com a Secretaria de Fazenda e de Administração”, disse o coronel.

Como já havia adiantado ao portal Cidade Verde, o comandante acredita no aval para 500 vagas e, depois, mais 500 vagas, totalizando assim 1.000 vagas para Praças e Oficiais.

“Pode ser que o governador anuncie 500 vagas pra esse edital e 500 para o edital seguinte, mas temos que aguardar a palavra final dele que é quem define tudo”, relatou o coronel Lindomar Castilho.

Ainda durante a entrega das viaturas, o comandante foi questionado sobre a idade máxima para ingressar na corporação. De acordo com ele, por enquanto o requisito segue sendo 30 anos.

“Ainda não está alterada a legislação, há uma proposta de alteração da Lei para 35 anos, mas ainda é de 30 anos. Se a Assembleia Legislativa aprovar a proposta vai passar para 35 o ingresso do policial militar, mas hoje é de 30 anos”, concluiu o comandante.

Último concurso PM PI

O último concurso PM PI destinado para o cargo de Solado, teve seu edital publicado no ano de 2017. Na ocasião, foram ofertadas 400 vagas para a carreira, distribuídas por homens e mulheres com o nível médio.

O salário inicial, em 2017, era no valor de R$ 3.100,00. A lotação dos candidatos classificados ocorreu nos seguintes batalhões: Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.

Na época, os candidatos foram avaliados por meio de: prova objetiva, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico e investigação social.

A primeira etapa, o exame objetivo, foi composto por 60 questões entre:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos Específicos.

Depois de alguns problemas, como o cancelamento de provas, o concurso PM PI terminou no mês de novembro de 2017.

Apesar de ter tido mais de 32.000 candidatos inscritos, a seleção não preencheu as 400 vagas, tendo apenas 331 participantes aprovados.

Saiba mais sobre o Concurso PM PI: EDITAL está previsto para ser publicado em janeiro!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais