Concurso PM PI: Governador informa que edital será publicado em outubro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 08 out 2020

Foi anunciado pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que o novo concurso PM PI (Polícia Militar do Piauí) terá seu edital publicado no mês de outubro. Confira!

Divulgação do edital do concurso PM PI

De acordo com o anúncio do governador do Piauí, Wellington Dias, realizado no dia 08 de outubro, o edital do novo concurso PM PI está previsto para ser divulgado no mês de outubro.

“Informo que, ainda neste mês de outubro, devemos liberar o edital para o concurso”, salientou o governador Dias.

Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Militar?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial militar

O anúncio foi feito durante uma solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí (QCG). Todavia, o número de vagas que serão oferecidas na seleção terá sua confirmação oportunamente.

“Já posso afirmar que o objetivo é completar as regiões onde o número de profissionais é baixo. A meta é alcançar 1 policial para cada 100 mil habitantes e reforçar nossas fronteiras”, informou o governador Wellington Dias.

Apesar do anúncio do governador, a banca organizadora do próximo concurso PM PI também não foi revelada.

No mês de janeiro de 2020, o Governo do Piauí afirmou que realizaria um novo concurso PM PI. O certame seria anunciado até o mês de maio, com oferta de vagas para o recém-criado 21º Batalhão de Polícia de Altos e as demais unidades.

Como a previsão não se cumpriu, e o anúncio do governador, o edital pode sair em outubro. Na época, foi informado pela Secretaria de Segurança que foram solicitadas ao governo mais de 1.000 vagas destinadas para o cargo de Soldado.

O edital de abertura é aguardado desde o ano de 2019, quando o comandante geral da Polícia Militar, Lindomar Castilho, afirmou que havia a necessidade de uma seleção com oferta de no mínimo 500 vagas.

De acordo com o coronel, o intuito seria repor as saídas programadas para os próximos anos. Ainda segundo o comandante, o concurso PM PI precisaria do aval oficial do governo.

Último concurso PM PI

O último concurso PM PI destinado para o cargo de Solado, teve seu edital publicado no ano de 2017. Na ocasião, foram ofertadas 400 vagas para a carreira, distribuídas por homens e mulheres com o nível médio.

O salário inicial, em 2017, era no valor de R$ 3.100,00. A lotação dos candidatos classificados ocorreu nos seguintes batalhões: Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.

Na época, os candidatos foram avaliados por meio de: prova objetiva, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico e investigação social.

A primeira etapa, o exame objetivo, foi composto por 60 questões entre:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos Específicos.

Depois de alguns problemas, como o cancelamento de provas, o concurso PM PI terminou no mês de novembro de 2017.

Apesar de ter tido mais de 32.000 candidatos inscritos, a seleção não preencheu as 400 vagas, tendo apenas 331 participantes aprovados.

Saiba mais sobre o Concurso PM PI: EDITAL está previsto para ser publicado no mês de outubro!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais