Concurso PM PI: Governador autoriza edital com 690 vagas para Soldado e Oficial!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 dez 2020

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, autorizou o novo concurso PM PI (Polícia Militar do Piauí) para ofertar 690 vagas nos cargos de Soldado e Oficial.

Vagas ofertadas no concurso PM PI

No dia 14 de dezembro, em ato solene, o governador do Piauí, Wellington Dias, com presença do comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, autorizou oficialmente a realização do novo concurso PM PI com oferta de 690 vagas.

Do quantitativo total, serão oferecidas 650 vagas para o cargo de Soldado e 40 vagas para a carreira de Oficial. O anúncio foi feito no Salão Azul do Palácio de Karnak, na cidade de Teresina/PI.

“Em conversa com o governador, nós adotamos dois critérios. O primeiro deles é que nenhum município do Piauí terá menos de seis policiais em atividade. Para cada grupo de mil habitantes, pelo menos um policial militar”, informou o coronel Lindomar Castilho.

Ainda durante o anúncio, foi afirmado pelo comandante que aguarda divulgar o edital ainda em 2020, por meio do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE), banca organizadora.

O governador agradeceu a todos os presentes e disse que algumas áreas técnicas ainda podem ter certame em sua gestão. Em relação a Polícia Militar do Piauí, foi adiantado pelo governador que haverá uma reserva técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.

“Aqui são 650 vagas para soldados e 40 para oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma linha de reserva, para também garantir um excedente, uma reserva estratégica”, informou Wellington Dias.

O cargo de Soldado tem o nível médio como requisito, enquanto a exigência para a carreira de Oficial da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito. Os salários podem variar entre R$ 3.200,00 e R$ 6.000,00, respectivamente.

Limite de idade no concurso PM PI

De acordo com informações do deputado estadual, Gessivaldo Isaias (Republicanos), foi aprovado o PL (Projeto de Lei) que altera o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí e muda o limite de idade para ingresso no concurso PM PI.

Segundo o Projeto de Lei 33/2020, o limite de idade passa a ser de 35 anos, para o curso de formação de Soldados e de Oficiais.

No mês de novembro, o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, já tinha adiantado a possibilidade de alteração na idade limite para ingresso na corporação.

“Ainda não está alterada a legislação, há uma proposta de alteração da Lei para 35 anos, mas ainda é de 30 anos. Se a Assembleia Legislativa aprovar a proposta vai passar para 35 o ingresso do policial militar”, informou Castilho.

Dessa maneira, se o Projeto de Lei for sancionado pelo governador do Piauí, Wellington Dias, os requisitos quanto a idade mudam já no próximo edital do concurso PM PI.

Saiba mais sobre o Concurso PM PI: EDITAL está previsto para ser publicado em fevereiro!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais