Concurso PM PI: Limite de idade para ingresso pode aumentar para 35 anos!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 10 dez 2020

Foi aprovado pela ALEPI, o Projeto de Lei que altera Estatuto dos Policiais Militares do Piauí e pode alterar limite de idade no novo concurso PM PI.

Limite de idade no concurso PM PI

De acordo com informações do deputado estadual, Gessivaldo Isaias (Republicanos), foi aprovado o PL (Projeto de Lei) que altera o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí e muda o limite de idade para ingresso no concurso PM PI.

Segundo o Projeto de Lei 33/2020, o limite de idade passa a ser de 35 anos, para o curso de formação de Soldados e de Oficiais.

No mês de novembro, o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, já tinha adiantado a possibilidade de alteração na idade limite para ingresso na corporação.

“Ainda não está alterada a legislação, há uma proposta de alteração da Lei para 35 anos, mas ainda é de 30 anos. Se a Assembleia Legislativa aprovar a proposta vai passar para 35 o ingresso do policial militar”, informou Castilho.

Dessa maneira, se o Projeto de Lei for sancionado pelo governador do Piauí, Wellington Dias, os requisitos quanto a idade mudam já no próximo edital do concurso PM PI.

Vagas do concurso PM PI

O novo concurso PM PI será oficialmente anunciado, na próxima semana. Conforme informações da Assessoria da Polícia Militar do Piauí, o governador Wellington Dias, irá divulgar o número de vagas e a autorização oficial em uma solenidade, marcada para o dia 14 de dezembro de 2020.

O anúncio irá ocorrer durante o lançamento do “Natal e Ano Novo Seguros”. Para a ocasião, está previsto o anúncio do concurso PM PI. A partir desse momento, é informado pela corporação que poderá concluir os preparativos para publicar o edital.

No mês de novembro, o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, afirmou que foi feita a solicitação para ofertar 1.050 vagas.

“Nós colocamos proposta de mil (vagas) para soldados e 50 no cargo de tenente, mas o governador ainda está tratando isso com a Secretaria de Fazenda e de Administração”, salientou o comandante.

Entretanto, o comandante acredita no aval para 500 vagas e, depois, mais 500 vagas, totalizando assim 1.000 vagas nos cargos de Praças e Oficiais.

“Pode ser que o governador anuncie 500 vagas pra esse edital e 500 para o edital seguinte, mas temos que aguardar a palavra final dele que é quem define tudo”, relatou Lindomar Castilho.

Ao que tudo indica, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) será a banca organizadora.

“Vamos trabalhar para lançar este ano (o edital) ainda pelo Nucepe. É um concurso demorando porque são seis etapas. São seis meses de formação para o Praça. Para os Oficiais são dois anos. Um concurso como esse, lançado agora, só teremos soldado pronto em 2022”, disse o comandante.

O cargo de Soldado tem o nível médio como requisito, enquanto a exigência para a carreira de Oficial da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito. Os salários podem variar entre R$ 3.200,00 e R$ 6.000,00, respectivamente.

Saiba mais sobre o Concurso PM PI: EDITAL está previsto para ser publicado em fevereiro!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais