Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso PM PR: Coronavírus não afeta certame e edital está previsto para o dia 20!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 mar 2020

A pandemia Coronavírus não irá afetar a divulgação do edital do concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná), que está previsto para o dia 20 de março.

Divulgação do edital do concurso PM PR

Ao que tudo indica, o Coronavírus não irá afetar os trâmites para a divulgação do edital do concurso PM BR. Foi informado pela Polícia Militar do Paraná, que não existe nenhuma mudança prevista, mesmo com o avanço da doença no país.

Sendo assim, o edital segue previsto para ser divulgado até o dia 20 de março, como previsto pelo Governo do Estado. A Funpar/UFPR (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná), será responsável pelo certame.

O contrato com a banca organizadora foi divulgado no Diário Oficial do Paraná no dia 06 de março, segundo o governo, o edital será lançado 10 dias úteis após a divulgação do contrato. Dessa maneira, o documento está previsto para sair até o dia 20 de março, ofertando 2.400 vagas para Soldado.

É esperado pelo Núcleo de Concursos da UFPR receber 150.000 inscrições, mais de quatro vezes o número de pessoas que prestaram o último vestibular da instituição, que teve 38.000 inscritos. Já o último concurso para a contratação de policiais foi em 2013 e teve 120.000 candidatos inscritos.

Segundo o secretário Rômulo Marinho, a previsão é que a contratação dos candidatos aprovados seja realizada até o final do ano.

“Entre março e abril do ano que vem queremos estar com esse pessoal pronto”, afirmou o secretário.

Ao todo, o concurso PM PR irá ofertar 2.400 vagas destinadas para o cargo de Soldado. Deste total, 2.000 vagas serão para a Polícia Militar e 400 vagas para o Corpo de Bombeiros. Para pleitear uma vaga, é preciso ter o nível médio completo e idade máxima de 30 anos.

Último concurso PM PR

O último concurso PM PR e BM PR teve seu edital publicado entre os anos de 2012 e 2013. Na ocasião, foram ofertadas 4.445 vagas para a Polícia Militar e ainda 819 vagas para os Bombeiros.

Os certames para Soldados são compostos por 5 etapas avaliativas, sendo elas: prova objetiva, exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental.

A prova objetiva foi composta por 40 questões de múltipla escolha, mais uma redação. A perguntas abrangeram as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Matemática: 07 questões;
  • História: 06 questões;
  • Geografia: 06 questões;
  • Informática: 05 questões;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: 03 questões;
  • Atualidades: 03 questões.

Para ter sido considerado aprovado, foi necessário o participante ter obtido nota igual ou superior a 20 pontos. Os candidatos habilitados, dentro do número de vagas especificadas no edital, tiveram a redação corrigida.

O salário inicial do cargo de Soldado de 2ª Classe, tem o valor de R$ 1.895,72. Após a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, os ganhos chegam a R$ 4.180,07, conforme tabela de vencimentos de 2015.

» Prepare-se para o concurso PM PR + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PM PR: Inscrições reabertas; edital oferta 2 mil vagas para Soldado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais