Pesquisar no blog

Concurso PM PR: Governador assina contrato com banca organizadora do certame!

icone calendario 03 mar 2020

O governador do Paraná, assinou o contrato com a banca organizadora do concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná) edital pode ser divulgado a qualquer momento.

Banca organizador ado concurso PM PR

Foi assinado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o contrato com a banca organizadora do concurso PM PR e Bombeiros PR. A Funpar (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná), será a responsável pela publicação do edital com 2.400 vagas.

O anúncio foi feito na manhã do dia 03 de março, no gabinete de Gestão e Informações do Palácio Iguaçu, na cidade de Curitiba/PR. Mediante a assinatura do contrato com a Funpar/UFPR, o edital do certame pode ser publicado a qualquer instante.

O governador Ratinho Júnior, iniciou o anúncio agradecendo o apoio dos parlamentares e da própria Polícia Militar do Paraná.

“Não se faz Segurança Pública sem a força física. Com esse compromisso, nós damos hoje início ao concurso público com mais de 2.400 profissionais que vão equipar e colaborar com a nossa Polícia Militar do Paraná”, informou o governador.

Após o anúncio do governador, o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho Soares, reforçou que irá anunciar em breve o certame para a Polícia Civil do Paraná. Já o comandante-geral da Polícia Militar, Péricles de Matos, lembrou os esforços feitos pela corporação.

“É de extrema importância esse momento”, relatou o comandante-geral.

Em seguida, foi afirmado pelo reitor da UFPR, Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, que a realização do concurso PM PR e Bombeiros PR será um grande desafio. A data de divulgação do edital não foi informada na ocasião, mas com a assinatura do contrato a expectativa é que o documento seja divulgado a qualquer instante.

Ao todo, o certame irá ofertar 2.400 vagas para o cargo de Soldado. Deste total, 2.000 vagas serão para a Polícia Militar e 400 vagas para o Corpo de Bombeiros. Para pleitear uma das vagas, é necessário ter o nível médio completo, e idade máxima de 30 anos.

Último concurso PM PR e BM PR

O último concurso PM PR e BM PR teve seu edital publicado entre os anos de 2012 e 2013. Na ocasião, foram ofertadas 4.445 vagas para a Polícia Militar e ainda 819 vagas para os Bombeiros.

Os certames para Soldados são compostos por 5 etapas avaliativas, sendo elas: prova objetiva, exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental.

A prova objetiva foi composta por 40 questões de múltipla escolha, mais uma redação. A perguntas abrangeram as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Matemática: 07 questões;
  • História: 06 questões;
  • Geografia: 06 questões;
  • Informática: 05 questões;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: 03 questões;
  • Atualidades: 03 questões.

Para ter sido considerado aprovado, foi necessário o participante ter obtido nota igual ou superior a 20 pontos. Os candidatos habilitados, dentro do número de vagas especificadas no edital, tiveram a redação corrigida.

O salário inicial do cargo de Soldado de 2ª Classe, tem o valor de R$ 1.895,72. Após a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, os ganhos chegam a R$ 4.180,07, conforme tabela de vencimentos de 2015.

» Prepare-se para o concurso PM PR + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PM PR: PL prevê a criação de cargos para novo edital!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais