Pesquisar no blog

Concurso PM-RJ e CBM-RJ: Estado pensa em novo certame para temporários!

icone calendario 18 mar 2024

Atenção concurseiros cariocas! Vem aí um novo concurso público, com vagas temporárias, para a Polícia Militar (PM-RJ) e o Corpo de Bombeiros (CBM-RJ) do Rio de Janeiro!

A informação consta no Plano Estratégico do Gabinete de Intervenção Federal (GIF), publicado no dia 20 de julho de 2018.

O quantitativo de vagas e os cargos oferecidos ainda são desconhecidos.

» Prepare-se com a Apostila PM-RJ + Curso Informática (GRÁTIS) «

Previsão do edital

De acordo com a assessoria de comunicação da Intervenção Federal, o projeto já está em análise na assessoria jurídica do GIF.

A boa notícia é que o serviço militar temporário, já adotado pelas Forças Armadas, não aumenta a folha de pagamento de pessoal da reserva nem causa impacto no regime previdenciário. Contudo esse tipo de contratação já conta na legislação, mas depende de autorização do Estado, que está sob regime de recuperação.

Espera-se que a autorização saia em breve e os editais nos próximos meses.

Vagas

A proposta visa abertura de vagas temporárias, para a Polícia Militar (PM-RJ) e o Corpo de Bombeiros (CBM-RJ) do Rio de Janeiro.

O objetivo é contratar profissionais por no máximo oito anos, para atuarem na área meio, nas atividades administrativas e da saúde.

O Gabinete de Intervenção ainda não divulgou quais cargos estão em análise e nem os salários oferecidos.

Polícia Militar do Rio de Janeiro já planeja a contratação de temporários desde 2013. O objetivo é substituir os concursados nas atividades internas para que sejam redirecionados para atuação na rua, contribuindo para a ostensividade.

Outra proposta em estudo é que os policiais militares e bombeiros aposentados voltem à ativa por tempo determinado.

A medida foi aplicada em São Paulo

Em 2011, essa medida foi adotada pela Polícia Militar de São Paulo. Na ocasião, foram oferecidas 1.992 vagas para o serviço auxiliar voluntário, os chamados Policiais Temporários. Os aprovados prestaram serviço por, no máximo, dois anos.

» Prepare-se com a Apostila PM-RJ + Curso Informática (GRÁTIS) «

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais