Pesquisar no blog

Concurso PM RJ: Idade máxima de ingresso passa para 32 anos!

icone calendario 12 jan 2022

Atenção, concurseiros! Foi publicada a Lei nº 9.546, que aumenta a idade máxima de ingresso na PM do Rio, o que aumenta as expectativas para um novo concurso PM RJ .

A nova legislação foi divulgada nesta terça, 11 de janeiro e ela é válida não só para a PM, mas para o Corpo de Bombeiros também. A lei alterou a idade máxima de ingresso na PM RJ e no CBMERJ de 30 para 32 anos, o que é uma ótima notícia para quem deseja adentrar na corporação.

Neste caso, a idade será considerada no momento da inscrição. Ou seja, ao se inscrever, o interessado deverá ter, no máximo, 32 anos de idade.

As corporações militares foram questionadas se essa nova política se aplicaria aos concursos anteriores, uma vez que os certames de 2014 ainda está em vigência e convocando os aprovados a Soldado. A corporação respondeu:

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar esclarece que as novas alterações na idade para ingresso na corporação valerão para os concursos futuros”.

Ou seja, podemos esperar a mudança presente no próximo edital. Confira, portanto, quais serão os requisitos para conseguir uma vaga na corporação da PM.

Concurso PM RJ: requisitos para se tornar Policial Militar

Com a nova legislação, os requisitos para tomar posse dos cargos na Polícia Militar do Rio de Janeiro ficam sendo:

  • Ter idade entre 18 e 32 anos;
  • Possuir o Ensino Médio completo;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Apresentar Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

É importante ressaltar que o governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou novas seleções para Soldados em 2022. Por isso, os interessados já podem começar a se preparar para o certame.

O salário para os contratados, inicialmente, será de R$ 3.452,55.

Cadastro de reserva de 2014 ainda será utilizado!

A PM RJ realizou seu último concurso em 2014 e, apesar de fazer mais de sete anos, este edital ainda está vigente e o cadastro de reserva pode ser zerado. De acordo com o Decreto nº 47.585, de 26 de abril de 2021, o provimento máximo deve ser de 2.107 vagas em vários órgãos, sendo 700 na Polícia Militar. Desse total, 100 são para oficiais (nível superior) e 600 para soldados (nível médio).

Por isso, o cadastro tem sido utilizado e o governador se pronunciou dizendo que:

O policial militar é patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. Investir na sua formação, na infraestrutura da corporação e em melhores condições de trabalho é obrigação do governo. Parabéns aos formandos pela conquista depois do trabalho árduo na Academia e bom trabalho na defesa da sociedade fluminense”, disse.

É importante mencionar que a última convocação dos aprovados aconteceu em 23 de dezembro de 2021 e que um novo concurso para Soldados só poderá ser iniciado após o cadastro de reserva de 2014 ser zerado.

Por fim, a PM tem um outro concurso previsto para a área da Saúde, que ofertará vagas para:

  • Cabos – técnicos de enfermagem: 25 vagas;
  • Oficial médico: 42 vagas;
  • Oficial dentista: 7 vagas.

De acordo com informações, o processo licitatório para a contratação de uma banca organizadora já foi iniciado, mas ainda não há um resultado divulgado.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ: Nova data de aplicação da prova objetiva para Soldado!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais