O governo de Rondônia, autorizou a realização do novo concurso PM RO (Polícia Militar de Rondônia), a oferta também é para os Bombeiros RO. Ao todo, os certames irão ofertar 28 vagas nos cargos de Oficiais!
Ainda no Estado, o concurso PC RO também teve seu edital autorizado. ⇒ Saiba mais ⇐
Autorização do concurso PM RO
No dia 10 de dezembro, o governador do Estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, autorizou a realização dos novos concursos PM RO e Bombeiros RO. Juntos, os certames irão ofertar 28 vagas.
Para a seleção do Corpo de Bombeiros de Rondônia, serão oferecidas 08 vagas, sendo 05 vagas para Oficiais Combatentes, de nível médio, e 03 vagas para o quadro complementar, que tem exigência de curso superior nas áreas de Engenharia ou Arquitetura.
Já o concurso PM RO, terá a oferta de 20 vagas para o cargo de Oficial Combatente, função que exige o nível superior em Direito do participante.
Além da escolaridade, com base nos últimos certames das corporações, são exigidas:
- Idade entre 18 anos e 30 anos (Civis) ou até 35 anos (Militares);
- Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres).
“Nós teremos, para o Corpo de Bombeiros, cinco oficiais combatentes e três para o quadro complementar para as áreas de Engenharia ou Arquitetura. Para a Polícia Militar (serão) 20 vagas para oficiais combatentes, que farão o curso em Goiás e não Roraima”, salientou o governador Rocha.
Ainda conforme informações do governador, os concursos PM RO e Bombeiros RO serão realizados no segundo semestre de 2021.

Último concurso PM RO
O último concurso PM RO teve seu edital publicado no ano de 2014. Na época, foram ofertadas vagas para os cargos de Soldado e Oficial de Saúde, em ambos os sexos e diversas especialidades.
Para concorrer as vagas de Oficial da Polícia Militar de Rondônia e do quadro complementar dos Bombeiros, foi necessário ter o nível superior na área e idade entre 18 anos e 30 anos (Civis) ou até 35 anos (Militares).
Para ambas as carreiras, também foi exigida a altura mínima de 1,65m para candidatos homens e 1,60m para candidatas mulheres.
No caso do Oficial Combatente dos Bombeiros, era preciso apenas o nível médio. Já a idade limite era de 28 anos (Civis) ou até 35 anos (Militares).
A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi a FUNCAB (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt), a seleção teve duas etapas de avaliação.
A primeira fase foi composta pelas seguintes etapas: prova objetiva, prova de redação, análise de títulos (Oficiais), Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e exames médicos. Já a segunda fase, foi realizada por meio de um curso de formação.
Para os Bombeiros do quadro complementar, os salários eram de R$ 5.480,72, enquanto as remunerações dos Oficiais da Polícia Militar de Rondônia chegavam a R$ 7.257,28.