Pesquisar no blog

Concurso PM SP: Saiba tudo sobre o Teste de Aptidão Física (TAF)!

icone calendario 12 fev 2021

O concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) foi autorizado com mais de 5,6 mil vagas. O primeiro edital deve ser publicado já no primeiro semestre de 2020.

A avaliação dos candidatos é por meio de diversas etapas, entre essas etapas avaliativas, consta o Teste de Aptidão Física (TAF).

O TAF é obrigatório nos concursos policiais, é uma avaliação importante que pode ser decisiva para a aprovação do candidato.

Pensando nisso, a Nova Concursos preparou esse artigo com algumas dicas para ajudar na sua preparação e treinamentos.

⇒ Confira o edital do Teste de Aptidão Física (TAF) do último concurso PM SP! ⇐

Edital do concurso PM SP

Foi autorizado pelo governo do Estado de São Paulo, um novo concurso PM SP. São previstas a oferta de 5.605 vagas, com provimento já a partir do mês de dezembro deste ano.

As oportunidades serão distribuídas pelos seguintes cargos:

  • 41 vagas para 2º tenente médico PM;
  • 130 vagas para aluno oficial PM;
  • 5.400 vagas para soldado PM 2ª classe;
  • 26 vagas para 2º tenente dentista PM;
  • 2 vagas para 2º tenente veterinário PM;
  • 6 vagas para 2º tenente farmacêutico PM.

Para o cargo de Soldado da Polícia Militar, estão previstos dois concursos públicos, com oferta de 2.700 vagas para cada. Além disso, de acordo com o aval, um dos certames terá convocações em maio de 2021 e a outra para novembro de 2021.

youtube-iconAssista a análise do ?PageSpeed=noscript

As chances do próximo concurso serão para o cargo de Soldado, que conta com requisito de nível médio de escolaridade.

Além do nível médio, os candidatos precisam alcançar outros requisitos, como:

  • Idade mínima de 17 anos;
  • Idade máxima de 30 anos;
  • Altura mínima de 1,60m se homem;
  • Altura mínima de 1,55m se mulher.

Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso PM SP

Um dos motivos para a reprovação no concurso PM SP que exige o TAF, é que os candidatos deixam para começar o treinamento no último instante.

É essencial separar um tempo do seu dia, nem que sejam 40 minutos, para que consiga treinar e se preparar para a prática.

O candidato que pratica algum tipo de exercício físico regularmente, terá mais facilidade para realizar o TAF. Entretanto, os concorrentes que não têm o hábito de praticar atividades físicas devem começar a se preparar o quanto antes para ter condições de realizar a prova.

O ideal é o candidato começar com 3 a 4 meses de antecedência e aos poucos, pode iniciar com os exercícios chamados de educativos.

Os exercícios educativos servem para que o iniciante na atividade possa chegar ao método cobrado pela banca organizadora do concurso de forma progressiva. Evitando, assim, qualquer desgaste muscular.

O Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso público da Polícia Militar do Estado de São Paulo, traz 4 tipos de exercícios. No último edital divulgado, os exercícios cobrados foram:

  • Teste de Apoio de Frente no Solo (Flexão e Extensão de Cotovelos): Masculino e Feminino;
  • Teste de Resistência Abdominal: Masculino e Feminino;
  • Teste de Corrida de 50 (cinquenta) metros: Masculino e Feminino;
  • Teste de Corrida de 12 (doze) minutos: Masculino e Feminino.

Todos os testes de aptidão física serão feitos a partir de um comando dado pelo avaliador das provas. Serão dados três comandos:

  • Em posição;
  • Prepara;
  • Vai.

O primeiro comando “Em posição” tem o objetivo de indicar ao candidato que ele deve se posicionar no local indicado para início do exercício. No segundo comando, “Prepara”, o examinando já deverá estar preparado, na posição inicial do movimento. E o terceiro e último comando, “Vai”, indica a largada da prova.

Estudos indicam que o treinamento aeróbico pode prejudicar o treino de força. Dessa maneira, é sugerido ao candidato que intercale os exercícios de força e resistência durante a semana.

Teste de Apoio de Frente sobre o Solo (Flexão e Extensão de Cotovelos) para o candidato Masculino

O candidato deverá apoiar as mãos no solo, separadas com abertura entre as mãos um pouco maior que a largura biacromial (largura dos ombros), braços totalmente estendidos e dedos indicadores, paralelos, voltados para frente, pés unidos, mantendo um alinhamento entre tronco, quadril e pernas. Ao sinal do avaliador o candidato deverá flexionar os braços (cotovelos) até formar um ângulo mínimo de 90 graus, devendo retornar à posição inicial, estendendo completamente os cotovelos. O resultado do teste será a quantidade de repetições corretas realizadas pelo avaliado no tempo de 60 (sessenta) segundos.

youtube-iconAssista a análise do ?PageSpeed=noscript

Teste de Apoio de Frente no Solo, sobre o banco (Flexão e Extensão de Cotovelos) para a candidata Feminina

A candidata deverá apoiar as mãos no solo, separadas com abertura entre as mãos um pouco maior que a largura biacromial (largura dos ombros), braços totalmente estendidos e dedos indicadores, paralelos, voltados para frente, pés unidos, mantendo alinhamento entre tronco, quadril e pernas; os joelhos devem estar apoiados próximos à borda do banco sueco de aproximadamente 36 (trinta e seis) cm de altura. Ao sinal do avaliador, a candidata deverá flexionar os braços (cotovelos) até formar um ângulo mínimo de 90 graus, devendo retornar à posição inicial, estendendo completamente os cotovelos. O resultado do teste será a quantidade de repetições corretas realizadas pela avaliada no tempo de 60 (sessenta) segundos.

Teste de Resistência Abdominal

O candidato adota a posição inicial em decúbito dorsal, com pernas completamente estendidas no prolongamento do corpo e as mãos tocando o solo acima da cabeça. Ao sinal do avaliador o candidato iniciará o teste, flexionando o tronco e quadril, simultaneamente com a flexão dos joelhos, adotando a posição sentada, mantendo os cotovelos estendidos à frente do corpo e paralelos ao solo, de forma que se verifique o alinhamento dos cotovelos aos joelhos, retornando, na sequência, à posição inicial, onde as mãos tocam o solo acima da cabeça, estando os cotovelos flexionados ou não, momento em que será anotada uma execução. Este procedimento deve ser executado, repetidamente, tantas vezes quanto possível, no tempo limite de 60 (sessenta) segundos.

youtube-iconAssista a análise do ?PageSpeed=noscript

Teste de Corrida de 50 (cinquenta) metros

O teste será realizado em terreno plano, onde deverá haver a demarcação das linhas de largada e de chegada, compreendendo a distância de 50 (cinquenta) metros entre elas. O candidato posiciona-se inicialmente atrás da linha de largada, adotando um afastamento anteroposterior das pernas, com o pé da frente o mais próximo possível da referida linha. Ao sinal do avaliador o candidato parte em máxima velocidade, objetivando cruzar a linha de chegada no menor tempo possível, que será anotado pelo cronometrista, com precisão em centésimos de segundo, que estará sobre a linha de chegada.

Teste de Corrida de 12 (doze) minutos

O teste deverá ser realizado em terreno plano, com demarcações de 50 em 50 (cinquenta) metros. O candidato se posicionará atrás da linha de largada, aguardando o sinal de partida. Ao sinal do avaliador, o candidato iniciará o teste, estabelecendo um ritmo apropriado de corrida, objetivando percorrer a maior distância possível em metros, dentro do limite de tempo de 12 (doze) minutos, que será anotada pelo avaliador ao término do teste.

Saiba mais sobre o Concurso PM SP 2024: Edital publicado com 2.700 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais