Concurso PM-TO: Banca será escolhida em breve!

icone calendario 27 abr 2020

Excelente notícia! A banca do concurso PM-TO (Polícia Militar do Tocantins) está prestes de ser escolhida e anunciada aos concurseiros.

De acordo com a própria corporação o edital do novo concurso pode sair em breve, e, para que você não fique atrasado na preparação é importante deixar os estudos em dia.

O certame trará a oferta de 1.000 vagas para o cargo de Soldado, com exigência de nível médio.

A comissão organizadora do concurso foi anunciada em 2019 e conta com os seguintes servidores:

Quem pode fazer o concurso PM-TO?

O candidato deverá atender aos seguintes requisitos para tomar posse no cargo:

a) Aprovação em todas as etapas do concurso público e classificação dentro do número de vagas estabelecido no edital;

b) Nacionalidade brasileira;

c) Idade mínima de 18 anos, no ato da inclusão na Corporação;

d) Idade máxima, no ato da inscrição no concurso público, de 30 anos;

e) Altura mínima de 1,63m, se do sexo masculino, e 1,60m, se do sexo feminino;

f) Conclusão do Ensino Médio (comprovado no ato do ingresso na Corporação);

g) Idoneidade moral, comprovada mediante apresentação de certidões policial e judicial, na forma prevista no edital;

h) Comprovação negativa de sentença condenatória, transitada em julgado, em âmbito penal, penal militar e eleitoral;

i) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

j) Se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar;

k) Pleno exercício dos direitos políticos;

l) Compatibilização para nova investidura em cargo público;

m) Não ser ex-aluno ou ex-agente público, civil ou militar, desligado, demitido ou exonerado por incompatibilidade ou motivo disciplinar;

n) Procedimento irrepreensível e idoneidade moral ilibada, avaliados segundo legislação vigente na Corporação e outras normas editadas pelo Comandante-Geral da PM TO.

o) Carteira Nacional de Habilitação – CNH, permissão válida para dirigir ou comprovante de aprovação junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, no mínimo na categoria “B”.

Quanto ganha um Soldado PM TO?

Durante o período de formação, o subsídio do Aluno Soldado, em valores vigentes, será de R$ 2.215,10.

O Aluno-Soldado que obtiver aprovação no Curso de Formação, será promovido ao Cargo de Soldado do QPPM da Polícia Militar do Tocantins, com remuneração prevista de R$ 4.514,67.

Como foi a último prova do concurso PM TO?

A última prova do concurso PMTO foi realizada no ano de 2018 e teve a organização da banca Instituto AOCP. Importante mencionar que o certame foi anulado por completo menos de três meses após a divulgação do edital de abertura.

A avaliação dos candidatos foi por meio de prova objetiva, composta por 60 questões divididas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 20 questões
  • Raciocínio Lógico e Matemático – 5 questões
  • Atualidades e Conhecimentos Regionais – 10 questões
  • Noções de Direito – 10 questões
  • Noções de Informática – 5 questões
  • Normas Pertinentes à PM TO – 10 questões

Além da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os participantes foram submetidos as seguintes etapas avaliativas: redação, exame de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e da vida pregressa.

Confira o conteúdo programático:

LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão, interpretação e inferências de textos. Tipologia e Gêneros textuais. Variação Linguística. O processo de comunicação e as funções da linguagem. Relações semântico-lexicais, como metáfora, metonímia, antonímia, sinonímia, hiperonímia, hiponímia, reiteração, comparação, redundância e outras. Norma ortográfica. Morfossintaxe das classes de
palavras: substantivo, adjetivo, artigo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, numerais e os seus respectivos empregos. Verbo. Concordância verbal e nominal. Regência nominal e verbal. Coesão e Coerência textuais. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Pontuação. Funções do “que” e do “se”. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Formação de palavras. Uso da Crase.

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO
Raciocínio Lógico e matemático: estruturas lógicas, lógica de argumentação, diagramas lógicos; Teoria de conjuntos; conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais e reais. Relações, Equações de 1º e 2º graus, sistemas. Inequações do 1º e do 2º grau; Funções do 1º grau e do 2º grau e sua representação gráfica; Matrizes e Determinantes, Sistemas Lineares, análise combinatória, geometria espacial, geometria de sólidos.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS REGIONAIS:
Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira. Cultura internacional. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. História e Geografia do Estado do Tocantins; o movimento separatista; a criação do Estado; os governos desde a criação; Governo e Administração Pública Estadual; divisão política do Estado, clima e vegetação; hidrografia; atualidades: economia, política, desenvolvimento.

NOÇÕES DE DIREITO:
DIREITO CONSTITUCIONAL: Dos princípios fundamentais; direitos e deveres individuais e coletivos; garantias dos direitos individuais, coletivos, sociais e políticos; Da nacionalidade; partidos políticos; Da Administração Pública; Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública; Ordem social. Normas da Constituição do Estado do Tocantins pertinentes aos Militares do Estado, às polícias estaduais e à segurança pública em geral.
DIREITO PENAL: Infração penal: elementos, espécies; Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal; Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade; Imputabilidade penal. Crimes contra a pessoa; Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898/65), Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/90). Código Penal (Decreto-lei nº. 2.848, de 7 de dezembro de 1940): Título XI – Dos Crimes Contra a Administração Pública.
DIREITOS HUMANOS: Histórico dos direitos humanos; aspectos gerais; a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
DIREITO PENAL MILITAR: Crime militar: conceito. Da violência contra superior ou oficial de serviço. Do desrespeito a superior e do vilipêndio a símbolo nacional ou farda. Da coação irresistível e da obediência hierárquica.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
Sistema operacional Windows 10. Microsoft Office 2013: Word, Excel, Power Point e Microsoft Outlook. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. Navegadores de Internet. Conceitos básicos de segurança da informação.

NORMAS PERTINENTES À PMTO:
Lei Complementar nº 79, de 27/04/2012 – Dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Estado do Tocantins, e adota outras providências. Lei nº. 2.578, de 20/04/2012 – Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, e adota outras providências.

Saiba mais sobre o Concurso PM TO: Edital irá ofertar 1.000 vagas para Soldado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais