Pesquisar no blog

Concurso PM TO: O que cai na prova?

icone calendario 12 fev 2021

Concurseiros, tem surpresa boa aí! O concurso PM TO já tem edital divulgado com 1.000 vagas para diversos cargos!

Concurso PM TO

Foi divulgado o edital do novo concurso PM TO (Polícia Militar do Tocantins). São ofertadas 1.000 vagas em vários cargos, com exigência do nível médio de formação e salários de R$ 3,3 mil.

Os interessados podem se inscrever até o mês de janeiro de 2021, no site do Cebraspe. Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório!

Como será a prova do concurso PM TO?

A avaliação dos candidatos será por meio de 05 (cinco) etapas, sendo elas:

1ª etapa: Prova Objetiva e Prova de Redação;

2ª etapa: Exame de Capacidade Física;

3ª etapa: Avaliação Psicológica;

4ª etapa: Avaliação Médica e Odontológica;

5ª etapa: Investigação Social e da Vida Pregressa.

A primeira etapa será realizada nas cidades de Araguaína/TO, Araguatins/TO, Arraias/TO, Gurupi/TO e Palmas/TO e as demais etapas somente na cidade de Palmas/TO.

As provas objetivas e redação serão aplicadas na data prevista de 14 de março de 2021, com duração total de 05 horas.

Os locais e horários da prova serão informados no site da banca organizadora, Cebraspe, a partir do dia 03 de março de 2021.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 70,00 pontos.

As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

A nota em cada questão da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,50 ponto para a disciplina Língua Portuguesa e 1,00 ponto para as demais disciplinas, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas, não haja marcação ou haja marcação dupla.

Será aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver NPO ≥ 35,00 pontos e que não obtiver nota zero em alguma das disciplinas da prova.

A prova de redação valerá 30,00 pontos e consistirá na redação de uma dissertação acerca de tema de atualidade, a ser respondida em até 30 linhas.

Exame de Capacidade Física (ECF)

O Exame de Capacidade Física (ECF) consistirá em submeter o candidato a seis testes, a serem realizados em dois dias, na seguinte sequência.

1º DIA

a) teste de flexibilidade;

b) teste de flexão de braços no solo com 4 (quatro) apoios para homens e de 06 (seis) apoios para mulheres;

c) teste de natação 50 metros — estilo livre.

2º DIA

a) teste dinâmico em barra fixa (masculino) e estático em barra fixa (feminino);

b) teste de flexão abdominal;

c) teste de corrida de 12 minutos.

O conteúdo programático da prova objetiva irá constar as seguintes disciplinas:

– Língua Portuguesa: 20 questões;

– Atualidades e Conhecimentos acerca do Estado do Tocantins: 10 questões;

– Noções de Informática: 05 questões;

– Noções de Direito: 10 questões;

– Normas relativas à PM TO: 10 questões;

– Raciocínio Lógico: 05 questões.O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)

 HABILIDADES 17.1.1 As questões das provas poderão avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio. 17.1.2 Cada questão das provas poderá contemplar mais de um objeto de avaliação.

CONHECIMENTOS 17.2.1 Nas provas, serão avaliados, além de habilidades, conhecimentos conforme descritos a seguir.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS ACERCA DO ESTADO DO TOCANTINS: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia. 2 História e geografia do estado do Tocantins. 2.1 O movimento separatista. A criação do estado. Os governos desde a criação. 2.2 Governo e administração pública estadual. Divisão política do estado do Tocantins. 2.3 Clima e vegetação. Hidrografia. 2.4 Economia, política e desenvolvimento.

NORMAS RELATIVAS À PMTO: 1 Lei Complementar Estadual nº 79/2012 (Dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Estado do Tocantins, e adota outras providências). 2 Lei nº 2.578/2012 (Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, e adota outras providências).

NOÇÕES DE DIREITO: I NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Princípios Fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3 Organização político-administrativa. 3.1 União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4 Administração pública. 4.1 Disposições gerais, servidores públicos. 5 Defesa do Estado e das instituições democráticas. 5.1 Segurança pública. 6 Ordem social. 7 Normas da 26 Constituição do Estado do Tocantins pertinentes aos Militares do Estado, às polícias estaduais e à segurança pública em geral. II NOÇÕES DE DIREITO PENAL: 1 Infração penal. 1.1 elementos, espécies. 1.2 Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. 2 Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. Imputabilidade penal. 3 Crimes contra a pessoa. 4 Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019 e suas alterações). 5 Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990 e suas alterações). 6 Crimes contra a administração pública. III NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS: 1 Histórico dos direitos humanos. 2 Aspectos gerais dos direitos humanos. 3 Declaração Universal dos Direitos Humanos. IV NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Princípios da administração pública. 2 Atos administrativos. 3 Art. 37 da Constituição Federal de 1988.

TEMAS DE ATUALIDADE (apenas para a prova de redação): Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO – TÉCNICO EM ENFERMAGEM 1 Noções gerais de anatomia e fisiologia humana. 2 Noções de histologia dos tecidos. 3 Noções de farmacologia. 4 Noções de microbiologia e parasitologia. 5 Biossegurança em saúde. 6 Controle de infecção hospitalar. 7 Organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. 8 Procedimentos técnicos de enfermagem. 9 Assistência em saúde coletiva. 10 Assistência em saúde mental. 11 Assistência ao paciente cirúrgico. 12 Assistência ao paciente com disfunções cardiovascular, circulatória, digestiva, gastrointestinal, endócrina, renal, do trato urinário, reprodutiva, neurológica e musculoesquelética. 13 Assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal e no climatério. 14 Assistência de enfermagem ao recém nascido, à criança e ao adolescente hospitalizado. 15 Assistência na emergência/urgência e no trauma. 16 Assistência em terapia intensiva. 17 Noções básicas sobre as principais doenças de interesse para a saúde pública. 17.1 Diarreia, cólera, dengue, doença de Chagas, esquistossomose, febre tifoide, meningite, tétano, sarampo, tuberculose, hepatite hanseníase, difteria, diabetes, hipertensão arterial, raiva, leishmaniose, doenças sexualmente transmissíveis. 18 Sistema Único de Saúde (SUS). 18.1 Princípios, diretrizes, estrutura e organização. 18.2 Estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde. 18.3 Níveis progressivos de assistência à saúde. 18.4 Direitos dos usuários do SUS. 18.5 Participação e controle social. 18.6 Ações e programas do SUS. 18.7 Legislação básica do SUS. 19 Ética profissional. 19.1 Legislação em enfermagem. 19.2 Associações de classe e órgãos de fiscalização do exercício profissional. 20 Segurança no trabalho. 21 Humanização no cuidado do paciente/cliente.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO – TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL 1 Atendimento em saúde bucal. 2 Técnicas auxiliares de odontologia. 2.1 Noções de dentística, prótese, radiologia, cirurgia, odontopediatria, ortodontia, periodontia, endodontia, recepção, instrumentação e administração. 3 Higiene dental. 3.1 Doenças periodontais. 3.2 Técnicas para higienização bucal. 3.3 Odontologia preventiva. 3.4 Manutenção periódica e sistemática da cavidade oral. 3.5 Ações coletivas em saúde bucal. 4 Materiais, equipamentos e instrumentais. 4.1 Materiais odontológicos. 4.2 Equipamentos odontológicos. 4.3 Instrumental odontológico. 4.4 Ergonomia do consultório odontológico. 4.5 Odontologia a quatro mãos. 4.6 Organização funcional do serviço. 5 Biossegurança na odontologia: bacteriologia, assepsia, antissepsia, desinfecção, esterilização (métodos, preparo do instrumental, manutenção, manipulação do material estéril). 6 Noções gerais de anatomia. 7 Noções de anatomia, fisiologia e patologia bucal. 8 Noções sobre fármacos, cadeia de transmissão das doenças, microbiologia bucal, primeiros socorros. 9 Ética profissional.

Saiba mais sobre o Concurso PM TO: Comissão formada. 650 vagas para Soldado e Oficial!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais