Concurso PMERJ: Mil candidatos podem ser aprovados caso questões da prova sejam anuladas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 ago 2020

A comissão de candidatos do concurso PMERJ 2014 (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) solicita anulação de três questões da prova de História, o que aumentaria o número de candidatos aprovados.

Anulação de questões da prova do concurso PMERJ

O último concurso PMERJ destinado para o cargo de Soldado, foi realizado no ano de 2014, mas ainda repercute, inclusive na Justiça. Um grupo de candidatos se sente lesado pela eliminação ao não atingir os pontos mínimos na disciplina de História.

Segundo o grupo, três questões na prova de História deveriam ser anuladas por conta da irregularidade e discrepância com o conteúdo programático exigido, na época. Em caso de anulação, pelo menos 1.000 concorrentes atingiriam a pontuação para avançar as próximas etapas do concurso PMERJ 2014.

Quer Receber Todas as Novidades da PM-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PM-RJ

Alisson Nascimento, integrante da comissão de candidatos do certame de Soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, conta sobre a tentativa de solucionar o impasse.

O grupo tem uma ação civil pública protocolada desde o ano de 2015, e já teve processos vitoriosos até no STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

“São quase seis anos na tentativa de dar solução ao problema. Existe laudo pericial, determinado pela primeira vara de fazenda pública da capital, onde o perito confirma nossas alegações. Três das cinco questões de História deveriam ser anuladas e não foram”, salienta Nascimento.

De acordo com integrante da comissão, as cinco questões de História foram retiradas de sites e blogs da internet pela Exatus, banca organizadora contratada para o último certame.

“Duas das três questões apresentaram mais de uma resposta correta, o que fere o item 9.2.2 do edital da seleção. Além disso, está claro que a Exatus não teve profissionais especializados para elaboração das questões e isso é regra fundamental do Decreto 43;876/12”.

Nova-PMERJ

A própria Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro entrou com um processo administrativo contra a banca organizadora pelo descumprimento do contrato.

“Se vale pra um lado, tem que valor para o outro. A empresa Exatus é do prefeito da cidade de Iporá, Roberto da Silva. O prefeito está afastado do cargo por suspeita de fraudes a licitações entre outros crimes. A gestora da Exatus é citada como braço direito do prefeito e essa está presa. Pelos mesmos crimes”, informa Alisson Nascimento.

Mais de mil candidatos foram eliminados em História

Segundo informações dos concorrentes do concurso último concurso PMERJ, 1.429 participantes foram eliminados em História. Era exigido no edital, o mínimo de 20 pontos para aprovação na prova objetiva e não zerar em nenhuma disciplina.

Há ainda, os seguintes números referentes ao certame:

  • Candidatos eliminados com 19 pontos: 6.084 participantes;
  • Candidatos eliminados com 18 pontos: 7.794 participantes;
  • Candidatos eliminados com 17 pontos: 9.483 participantes.

“Anulando uma questão, os que zeraram em História estariam dentro. Além disso, os que têm 19 pontos, poderiam entrar caso a questão anulada lhe atribuísse ponto. E assim sucessivamente”, relata Nascimento.

Vale ressaltar, que é necessário verificar dentre dessa quantitativo aqueles que teriam pontos atribuídos com as anulações. Isso porque, há concorrentes com 19 pontos que acertaram as três questões pleiteadas em História e, assim, não ganhariam os pontos.

“Eu por exemplo, fiz 21, mas zerei em História. Com um ponto e cinco na redação já estaria na PM há pelo menos uns dois anos”, disse Alisson Nascimento.

Ao passo que poderia ter mais aprovados no concurso PMERJ, a corporação trabalha com 30.000 soldados a menos do que o estipulado em lei. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deveria ter 37.541 profissionais na função, no entanto, conta apenas com 7.380 profissionais.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ: Novo edital poderá ofertar 2.000 vagas para o cargo de Soldado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais