Pesquisar no blog

Concurso PMERJ tem banca FGV confirmada! Vagas para Oficiais!

Iago Almeida

icone calendario 20 dez 2023

Está confirmada a banca organizadora do novo concurso PMERJ  para o preenchimento de 100 vagas no Curso de Formação de Oficiais. Edital deve sair no começo do próximo ano!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Qual será a banca organizadora do concurso PMERJ?

Por meio de dispensa de licitação, a Fundação Getúlio Vargas está confirmada como banca organizadora do concurso da PMERJ 2023.

A informação consta em despacho publicado no Diário Oficial do estado e, em breve, será publicado também no Diário Oficial estadual.

Portanto, com a contratação da banca encaminhada, a expectativa agora ficará pela publicação do edital, que vem sendo muito aguardado.

Perfil da banca

A banca FGV , considerada uma banca difícil de prever, tem provas que costumam ser cheias de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante.

Uma das principais bancas examinadoras do Brasil e reconhecida especialmente pela elaboração das provas do Exame de Ordem (OAB) e de área de Tribunais, Jurídica, Fiscal, Administrativa e Policial.

A FGV tem 73 anos de atuação no Ensino Superior, além de atuar em pesquisas e projetos (organização de concursos). No entanto, existem pontos vitais da banca, são eles:

  • Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
  • Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma se reconhecer como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
  • Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
  • Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
  • Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
  • Prova discursiva: pode se estruturar em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.

Como gabaritar provas da banca FGV? Análise completa!

Quando sai o edital do concurso PMERJ Oficial?

Com a definição da banca, agora basta apenas a assinatura de contrato entre as partes e ai o edital do concurso PMERJ estará iminente.

Então, feito isso, o documento poderá sair a qualquer momento. A previsão aponta que ele possa estar publicado já em janeiro de 2024.

“O concurso para oficial está sendo construído e na fase final. A previsão é que a gente tenha um concurso para 100 vagas e provavelmente vamos estar lançando o edital no início do próximo ano”, disse o secretário ao podcast “Fala Guerreiro”, disse o secretário da corporação, coronel Luís Henrique, recentemente.

Está interessado em uma vaga de concurso? Veja mais editais abertos no Rio de Janeiro!

Quantas vagas serão ofertadas no edital do concurso PMERJ?

Conforme aval do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, dado em julho deste ano, serão ofertadas 100 vagas para o Curso de Formação de Oficiais.

Portanto, para se inscrever na carreira é preciso bacharelado em Direito; idade entre 18 e 32 anos; altura mínima de 1,65m (sexo masculino) ou de 1,60m (sexo feminino), até a data limite para a inscrição.

Já em relação aos salários, os aprovados ingressam no curso de formação como aluno-oficial, tendo ganhos de R$4.127,17.

Entretanto, após a formação e o estágio, os aprovados integram o quadro de oficiais da PMERJ, com remunerações a partir de R$9.313,27.

Concurso PMERJ: Edital para Soldado pode ser republicado a qualquer momento!

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ: Nova data de aplicação da prova objetiva para Soldado!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais