Concurso PMERJ: Secretário informa que governo planeja divulgar novo edital com 2 mil vagas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 11 ago 2020

Segundo o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, é sinalizado pelo governo a intenção de divulgar o edital do concurso PMERJ com 2.000 vagas por ano.

Edital do novo concurso PMERJ

O governo do Estado do Rio de Janeiro, tem a intenção de realizar concursos anuais com 2.000 vagas para policiais militares. A informação foi passada pelo secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueredo, no início do mês de julho.

Quer Receber Todas as Novidades da PM-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PM-RJ

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais da corporação, foi esclarecido pelo secretário que um novo concurso PMERJ para o cargo de Soldado só será aberto com a chamada dos 800 candidatos remanescentes do certame realizado no ano de 2014.

“Finalizando a chamada dos 800 aprovados do concurso de 2014, é a intenção do governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, informou Rogério Figueredo.

Segundo o secretário Figueredo, o governador Wilson Witzel, já autorizou a chamada de uma primeira turma com 400 candidatos aprovados. No momento, esse é o número que a Polícia Militar pode convocar, em função do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Como o Estado do Rio de Janeiro está vinculado ao Regime de Recuperação Fiscal, os órgãos estaduais só podem chamar candidatos aprovados em concursos para preencher vacâncias. Isto é, cargos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações desde o mês de setembro de 2017, data de assinatura do RRF.

“A recuperação fiscal estabelece que só podemos chamar de acordo com a vacância. Com a saída de policiais antigos, nós podemos formar uma nova turma”, relatou o coronel Rogério Figueredo.

Nova-PMERJ

No dia 21 de julho, em transmissão ao vivo no canal PMERJ, o comandante do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento), Marcelo Teixeira, estimou um prazo para convocação dos 400 candidatos aprovados. De acordo com Teixeira, é possível que uma nova turma seja iniciada no mês de agosto.

Mediante a Covid-19 e as medidas de distanciamento social, as atividades pedagógicas do CFAP foram suspensas. Porém, a Polícia Militar do Rio de Janeiro começou a elaborar um plano para retomada das atividades presenciais já em agosto.

“Penso que no próximo mês já seja possível estabelecer parâmetros viáveis para aqueles que lá estão e os que vão entrar”, salientou o comandante do Centro de Formação.

De acordo com Teixeira, é preciso estabelecer formas de manter a segurança dos alunos. Para o comandante, não basta reduzir o número de soldados em formação na sala de aula. Isso porque todos chegam no mesmo horário, dividem o alojamento e o refeitório. A logística ultrapassa a sala de aula.

Governador promete novo concurso PMERJ com 2 mil vagas

Desde ao ano de 2019, é sinalizado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, que a abertura do novo concurso PMERJ estava condicionada a chamada de todos os candidatos aprovados no certame de 2014. Conforme o governador Wilson Witzel, a previsão que o próximo edital oferte 2.000 vagas para o cargo de Soldado.

“Estamos nos preparando para fazer um novo concurso este ano para mais 2 mil vagas e assim recompor a Polícia Militar”, disse o governador no seu primeiro discurso oficial de 2020.

A carreira de Soldado tem exigência do ensino médio completo, idade de 18 anos a 35 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

No decorrer do curso de formação, as remunerações são de R$ 2.213,62. Após a formatura, o salário passa para R$ 3.452,55. Em coletiva de imprensa, Witzel ressaltou que o novo certame já teve autorização do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio.

Foi informado pela Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que “o concurso está em fase de planejamento”.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ: Novo edital poderá ofertar 2.000 vagas para o cargo de Soldado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais