Concurso Polícia Federal: Com parecer do Ministério da Economia, aval sairá nos próximos dias!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 30 out 2020

O Ministério da Economia concedeu parecer favorável para a realização do concurso Polícia Federal com 2 mil vagas. Aval deverá sair nos próximos dias!

Aval para realização do concurso Polícia Federal

Notícia extremamente importante envolvendo o novo concurso Polícia Federal. A corporação já obteve parecer favorável do Ministério da Economia, e a autorização para as 2.000 vagas já confirmadas deve sair nos próximos dias.

A informação foi confirmada pela Polícia Federal na manhã do dia 30 de outubro de 2020. A expectativa era para que o aval oficial fosse publicado até o dia 29 de outubro, o que não acabou se concretizando.

Quer Receber Todas as Novidades da PF?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PF

Porém, ainda não está descartada a possibilidade de uma edição extra do Diário Oficial da União durante o dia, que poderá sacramentar o aval oficial da pasta para a corporação. Mas, como não saiu na edição oficial, é estimado que deva sair nos primeiros dias do mês de novembro.

Ainda foi confirmado, que só falta mesmo a assinatura do ministro da Economia, Paulo Guedes, e a publicação do ato, uma vez que o parecer favorável a Polícia Federal já obteve em reunião com a própria corporação.

Feito isso, a Polícia Federal terá até 06 (seis) meses para publicar o edital de abertura, o que deve acontecer bem antes, haja vista que o cronograma da corporação prevê edital no dia 08 de dezembro de 2020.

E a autorização do concurso Polícia Federal ganhou ainda mais força após o ministro da Justiça e da Segurança Pública, André Mendonça, ter anunciado que o presidente da República, Jair Bolsonaro, interveio junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para o aval do certame.

Nova-PF

A fala do ministro foi durante a cerimônia de abertura do curso de formação dos novos policiais, que foram chamados recentemente. Ele ainda explicou que Bolsonaro usou como justificativa para Guedes que essa era uma missão do governo.

Além disso, neste mesmo dia, foi destacado pelo ministro que os preparativos do concurso Polícia Federal estão bem avançados. Dessa maneira, o edital de abertura não deve demorar após a autorização oficial.

Presidente da Fenapef que concurso Polícia Federal para repor vacâncias

Foi pontuado por Luís Boudens, que pretende apoiar o gatilho de 5%. Esse gatilho faz parte de um Projeto de Lei, do deputado delegado Pablo, do PSL Amazonas, tornando obrigatório a realização de concurso para suprir cargos vagos.

O presidente da Fenapef relatou que assim que acertada a questão da distribuição das vagas, pretende apoiar esse gatilho.

Em relação ao Projeto de Lei, é explicado pela Fenapef que o texto informa que se fará necessário a realização de novo concurso Polícia Federal sempre que o número de cargos vagos ultrapassar 5% do respectivo total de cargos existentes.

“Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar no PL, a proposta tem como objetivo possibilitar que sejam realizados concursos públicos para recompor as vagas do quadro de servidores da Polícia Federal decorrente de aposentadorias, falecimentos e outras modalidades de vacâncias. O projeto não cria vagas nem despesa para a Administração Pública, apenas autoriza que seja recomposta a força de trabalho perdida em face dos cargos vagos”, informou a categoria.

As vagas serão distribuídas em carreiras de nível superior, sendo 2.000 vagas para área Policial nos seguintes cargos:

Área Policial

  • Delegado: 300 vagas;
  • Agente: 1.016 vagas;
  • Escrivão: 600 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2020: Edital irá ofertar 2 mil vagas na área Policial!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais