Concurso Polícia Federal: Corporação quer agilizar trâmites; banca até janeiro de 2021!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 15 dez 2020

A corporação solicita à Economia uma redução do prazo entre edital e aplicação das provas do concurso Polícia Federal. A banca organizadora será definida até o mês de janeiro de 2021!

Ainda na Segurança, outro edital previsto para ser publicado é do concurso PRF. ⇒ Confira ⇐

Trâmites do concurso Polícia Federal

Conforme informações do concurso Polícia Federal, a corporação deseja realizar as provas o mais rápido possível e está tentando reduzir o prazo legal do governo de 04 (quatro) meses para 02 (dois) meses. A banca organizadora será escolhida até o mês de janeiro de 2021.

No dia 14 de dezembro, em ofício protocolado pelo secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tercio Issami Tokano, da pasta que rege a Polícia Federal, solicita essa redução ao Ministério da Economia.

No documento, é justificado pelo secretário que o objetivo da corporação é prover as 1.500 vagas ainda em 2021, ou seja, iniciar a formação dos policiais. Mas, para isso, é preciso cumprir todas as longas etapas do concurso Polícia Federal.

Esse também foi um dos motivos apresentados para justificar o porquê de um prazo de 04 (quatro) meses entre a divulgação do edital, e a primeira prova poderia atrasar a previsão de formação dos policiais.

“A primeira etapa é realizada entre a publicação do edital do concurso e o início do Curso de Formação Profissional e é composta por provas objetivas, provas discursivas, exame de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação médica, prova de digitação (apenas para o cargo de escrivão), prova oral (apenas para o cargo de delegado), avaliação de títulos (apenas para os cargos de delegado e perito), perícia dos candidatos com deficiência e heteroidenficação dos candidatos negros. O tempo da execução da primeira etapa é de, aproximadamente, cinco meses, considerando os prazos legais obrigatórios. O Curso de Formação Profissional, realizado em Brasília/DF, na Academia Nacional de Polícia, tem o tempo de duração previsto de 10 (dez) semanas, sendo necessária a realização de 02 (dois) cursos de formação para formar 1.500 (mil e quinhentos) novos policiais, em razão da capacidade da citada escola de governo”, informa o ofício.

Mediante essa informação, é confirmado pela Polícia Federal o desejo de realizar duas turmas e que pretende concluir toda a primeira etapa, que é composta por provas e exames, em 05 (cinco) meses.

Nova-PF

Banca organizadora do concurso Polícia Federal

Também no ofício, é descrito pela pasta que o processo de definição da banca organizadora já foi iniciado. A estimativa para a contratação da banca organizadora é até o mês de janeiro de 2021, o que dá ainda mais agilidade ao processo.

Esse prazo vai de encontro ao que disse o presidente da Fenapef, quando mencionou que os trâmites estão avançados e que a banca organizadora deverá ser escolhida no início do ano que vem.

Com essa afirmativa, o MJSP se justifica mais uma vez para que o prazo seja reduzido, com base novo cronograma do concurso Polícia Federal que foi estipulado.

É informado pela pasta que, pelo tempo necessário para a realização da primeira etapa do certame e o tempo de duração do Curso de Formação Profissional, o cronograma do concurso Polícia Federal foi estipulado de forma que possa ocorrer o provimento nos 1.500 cargos da Carreira Policial Federal ainda no ano de 2021.

Dessa maneira, é solicitado que:

“Diante do exposto, e com fulcro no inciso IV do artigo 27 da Portaria ME Nº 406, de 8 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, bem como pelas razões apresentadas pela Polícia Federal, solicito autorização para que o prazo mínimo entre a publicação no Diário Oficial da União do edital do concurso público que será realizado pela Polícia Federal e a realização da primeira prova seja reduzido para dois meses”.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2021: Saiu o EDITAL com 1.500 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais