Concurso Polícia Federal: Com déficit de Perito; APCF solicita criação de mais 200 vagas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 28 ago 2020

A APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais) solicita a criação de mais 200 cargos para Perito no concurso Polícia Federal, a fim de suprir o déficit no cargo.

Criação de vagas para Perito no concurso Polícia Federal

O novo concurso Polícia Federal já está autorizado de maneira informal. Mas, mesmo sem um aval oficial, já é de conhecimento que a oferta não irá contemplar o cargo de Perito Criminal Federal. Mesmo assim, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) solicita a criação de mais 200 cargos.

Além dessa criação, ainda foi comentado pela corporação que o déficit irá permanecer mesmo com a chegada dos candidatos aprovados do último certame , e que se faz necessário mais servidores.

Quer Receber Todas as Novidades da PF?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PF

Atualmente, a APCF considera insuficiente a quantidade legal de cargos que a Polícia Federal tem de Perito Criminal Federal.

Dessa maneira, existe um projeto da própria associação que visa a criação de 200 novos códigos de vagas para o cargo. A distribuição por área não foi informada, mas a luta é incessante.

Inclusive, essa tentativa é travada de forma direta pelo próprio presidente da APCF, Marcos Camargo, que considera não haver vagas para Peritos no próximo concurso Polícia Federal uma medida completamente equivocada do atual governo.

Nova-PF

Último concurso Polícia Federal preencheu apenas 60% do déficit de Peritos

Segundo informações da APCF, no momento a Polícia Federal tem um quadro com 1.100 profissionais de Peritos Criminais na ativa. Porém, ainda não é o suficiente para desenvolver todas as atividades de maneira eficaz.

Portanto, a corporação registra 90 cargos vagos. Em sua maioria, essas vacâncias serão preenchidas pelos candidatos aprovados do último concurso Polícia Federal, realizado no ano de 2018.

Entretanto, o edital com 500 vagas reservava apenas 60 oportunidades de Perito. Isso dá cerca de 66,6% do atual déficit de 90 cargos que seriam supridos de maneira imediata.

Todavia, vale ressaltar que a Polícia Federal recebeu aval para convocar os candidatos excedentes, que são os aprovados além do número de vagas de caráter imediato. Dessa maneira, o déficit ficará ainda menor.

De qualquer forma, a categoria de Peritos Criminais repudia um novo certame que não oferte vagas para o cargo, pois as atividades de perícia são tão essenciais quanto e precisam de um reforço ainda maior.

“Fazer concurso da Polícia Federal sem contemplar a perícia criminal federal é completamente equivocado”, informou o presidente da APCF, Marcos Camargo.

Ainda foi destacado pelo presidente, que existe uma carência na corporação, mas que essa vacância contempla todas as categorias, incluindo o Perito Criminal Federal. Logo, todas as carreiras precisam de concurso público .

“Isso é inegável. Os peritos criminais federais também precisam, pois estão incluídos nas categorias funcionais da Polícia Federal”.

Assim como os demais cargos da área Policial, a carreira de Perito Criminal Federal exige o nível superior. Mas, esta precisa de graduação em áreas específicas, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na mesma categoria dos demais cargos, sendo B ou superior.

Confira as áreas do cargo Perito Criminal no concurso Polícia Federal 2018:

  • Área 1 – Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas;
  • Área 2 – Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia de Redes de Comunicação;
  • Área 3 – Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação ou em Informática;
  • Área 4 – Engenharia Agronômica;
  • Área 5 – Geologia;
  • Área 6 – Engenharia Química, Química Industrial ou em Química;
  • Área 7 – Engenharia Civil;
  • Área 9 – Engenharia Florestal;
  • Área 12 – Medicina;
  • Área 14 – Farmácia;
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2020: Edital irá ofertar 2 mil vagas na área Policial!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais