Concurso Polícia Federal: Para cumprir cronograma, aval precisa ser concedido até outubro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 13 ago 2020

Foi enviado pela corporação, um cronograma junto com o pedido de concurso Polícia Federal. Edital está previsto para dezembro e provas em abril.

Cronograma do concurso Polícia Federal

Foi enviado pela Polícia Federal, um cronograma sugestivo junto com o pedido de autorização para realizar o concurso. Conforme uma previsão baseada no último certame , para ser cumprido, o prazo a autorização precisa sair até o dia 05 de outubro.

De acordo com a comparação pegando como base a seleção de 2018, foram 49 dias entre a autorização e a dispensa de licitação que confirmou a banca organizadora Cebraspe.

Quer Receber Todas as Novidades da PF?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PF

Por isso, como no atual cronograma enviado pela Polícia Federal a previsão é ter a banca organizadora definida no dia 23 de novembro, contados esses 49 dias previstos, o aval dado pelo Ministério da Economia não poderia passar do dia 05 de outubro.

Confira informações detalhadas entre o comparativo do último concurso Polícia Federal, e o atual:

Datas do último concurso Polícia Federal

  • Autorização: 20/04/2018;
  • Dispensa de licitação confirmando Cebraspe: 08/06/2018;
  • Assinatura do contrato: Não saiu extrato de contrato;
  • Publicação do edital: 15/06/2018;
  • Provas objetivas e discursivas: 19/08/2018.

Cronograma sugerido pela Polícia Federal em 2020

  • Dispensa de licitação/assinatura do contrato: 23/11/2020;
  • Edital: 08/12/2020;
  • Aplicação das Provas Objetivas e Provas Discursivas: 11 de abril de 2021;
  • Teste de Aptidão Física: 12 a 13 de junho de 2021;
  • Aplicação do Exame Médico: 17 e 18 de julho de 2021;
  • Prova de Digitação: 22 de agosto de 2021;
  • Avaliação Psicológica: 26 de setembro de 2021;
  • Avaliação de Heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021;
  • Avaliação de Títulos: 22 a 26 de novembro de 2021;
  • Resultado final: 21 de dezembro de 2021;
  • 1º Curso de Formação: mês de janeiro de 2022;
  • 2º Curso de Formação: mês de julho de 2022.
Nova-PF

No ano de 2018, a Polícia Federal teve 49 dias entre a autorização e a dispensa de licitação para contratação da banca Cebraspe. Foram apenas sete dias entre a definição da organizadora e a divulgação do edital.

No cronograma de 2020, a Polícia Federal separou 15 dias entre a assinatura do contrato e a publicação do edital. Entretanto, a agilidade da corporação pode antecipar essa divulgação do documento.

Vale ressaltar, que o cronograma do novo pedido de concurso Polícia Federal foi confirmado pelo presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), Luís Antônio Boudens.

Diretor-geral espera edital do concurso Polícia Federal em 2020

Foi confirmado pelo diretor-geral da corporação, Rolando Alexandre de Souza, que o edital do concurso Polícia Federal poderá ser publicado ainda em 2020.

A informação foi passada pelo chefe da corporação em live realizada junto à ADPF (Associação dos Delegados de Polícia Federal).

“Se der tudo certo, ainda este ano divulgaremos o edital do novo concurso, e se tudo der certo, com o curso de formação iniciado no final do ano que vem, já que nosso concurso é longo, um ano em razão das etapas, mas entraríamos em 2022 com o maior efetivo da história da Polícia Federal”, relatou o diretor-geral.

A notícia reforça ainda mais os rumores que a Polícia Federal, junto à pasta da Justiça e da Segurança Pública, está recebendo tratativas favoráveis do Governo Federal. No dia 31 de julho, por exemplo, o presidente Bolsonaro comentou sobre o certame nas redes sociais.

O diretor-geral ainda falou na conversa com representantes da ADPF, sobre a intenção de realizar concursos periódicos, a cada dois anos, tendo em vista que a duração é extensa em função das etapas de seleção . Ainda é comentando por Rolando Alexandre, sobre a criação de um Projeto de Lei para que essa regularidade seja ainda mais reforçada.

“Tivemos conversas com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para tentar realizar concursos a cada dois anos. Teríamos concursos menores, mas permitindo uma oxigenação continua no efetivo da PF”.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2020: Edital irá ofertar mais de 2 mil vagas nas áreas Policial e Administrativa!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais