Concurso Polícia Federal: Corporação deseja aplicar as provas em março de 2021!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 30 dez 2020

Conforme informações da corporação, as provas do concurso Polícia Federal têm previsão de serem aplicadas no mês de março, caso ocorra o aval da Economia para reduzir o prazo.

Aplicação das provas do concurso Polícia Federal

Já existe uma previsão para a aplicação das provas do concurso Polícia Federal. Segundo informações da corporação, os esforços serão para realizar as primeiras avaliações no mês de março de 2021, casa haja o aval do Ministério da Economia para redução do prazo.

Através de sua conta oficial do Twitter , foi confirmado pela Polícia Federal a escolha do Cebraspe como banca organizadora de acordo com a publicação no Diário Oficial. A corporação também informou que o contrato será assinado até o final do mês de dezembro.

Mas, para aplicar provas no mês de março, a Polícia Federal lembra de uma condição: o aval do Ministério da Economia para a redução do prazo entre edital e provas. A corporação já enviou um ofício ao governo com essa solicitação.

Na publicação, a Polícia Federal reforçou esse desejo, dizendo que solicitou essa redução, e finalizou:

“Havendo a autorização, as provas devem ocorrer em maço”, salientou a corporação.

Nova-PF

Entendo o prazo de redução entre edital e provas

No dia 14 de dezembro, logo após o concurso Polícia Federal ser oficialmente autorizado, a corporação enviou um ofício ao Ministério da Economia.

Neste ofício, é solicitado pela Polícia Federal à pasta, a redução do prazo entre edital e provas. Legalmente, esse prazo para órgãos federais é de 04 (quatro) meses, mas a corporação pede que ele seja reduzido para 02 (dois) meses.

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tercio Issami Tokano, da pasta que rege a Polícia Federal, foi o responsável por enviar a demanda ao Ministério da Economia.

O secretário justifica que o objetivo da corporação é prover as 1.500 vagas ainda no ano de 2021, ou seja, dar início à formação dos policiais. Para isso, é preciso cumprir todas as longas etapas do concurso Polícia Federal de forma ágil e o quanto antes.

Aliás, esse foi um dos motivos apresentados para justificar o porquê um prazo de 04 (quatro) meses entre a publicação do edital, e a primeira prova poderia atrasar a previsão de formação dos policiais.

“A primeira etapa é realizada entre a publicação do edital do concurso e o início do Curso de Formação Profissional e é composta por provas objetivas, provas discursivas, exame de aptidão física, avaliação psicológica, avaliação médica, prova de digitação (apenas para o cargo de escrivão), prova oral (apenas para o cargo de delegado), avaliação de títulos (apenas para os cargos de delegado e perito), perícia dos candidatos com deficiência e heteroidenficação dos candidatos negros. O tempo da execução da primeira etapa é de, aproximadamente, cinco meses, considerando os prazos legais obrigatórios. O Curso de Formação Profissional, realizado em Brasília/DF, na Academia Nacional de Polícia, tem o tempo de duração previsto de 10 (dez) semanas, sendo necessária a realização de 02 (dois) cursos de formação para formar 1.500 (mil e quinhentos) novos policiais, em razão da capacidade da citada escola de governo”, relata o ofício.

A pasta ainda complementa salientando que, pelo tempo necessário para a realização da primeira etapa do concurso Polícia Federal e o tempo de duração do Curso de Formação Profissional, o cronograma do certame foi estipulado de forma que possa ocorrer o provimento nos 1.500 cargos da Carreira Policial Federal ainda no ano de 2021.

Dessa maneira, a pasta pede que:

“Diante do exposto, e com fulcro no inciso IV do artigo 27 da Portaria ME Nº 406, de 8 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, bem como pelas razões apresentadas pela Polícia Federal, solicito autorização para que o prazo mínimo entre a publicação no Diário Oficial da União do edital do concurso público que será realizado pela Polícia Federal e a realização da primeira prova seja reduzido para dois meses”.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2021: Saiu o EDITAL com 1.500 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais