Previsto para sair em 2021, conforme informações do governo, o concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) pode ter mais de 250 vagas para o cargo de Policial Penal.
Ainda na Segurança, o concurso PC AL com oferta de 300 vagas sairá no início de 2021. ⇒ Confira ⇐
Aumento de vagas no concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL)
No dia 01 de dezembro, o governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou que serão abertas cerca de 5.000 novas vagas nos certames Alagoas, em 2021. Entre as seleções previstas, está o novo concurso Polícia Penal AL.
No mês de junho de 2020, o certame encontrou três obstáculos: a pandemia de Covid-19, o orçamento para o ano de 2020 e a Lei Complementar 173/2020, que restringiu a realização de concursos durante a crise de saúde.
Ao todo, estavam previstas 250 vagas para a carreira de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário). Todavia, no ano de 2021, é possível que o concurso Polícia Penal AL conte com uma oferta maior.
Isso porque, de acordo com o processo interno, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS AL) abriu um novo processo, solicitando o aumento no número de vagas que serão ofertadas.
Dessa maneira, caso o novo quantitativo seja aprovado, é possível que o concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) ocorra, em 2021, com uma oferta de vagas superior à que estava prevista.
Segundo informações do vice-presidente do SINDAPEN, Kleyton Anderson, a carreira tem como requisito a conclusão do nível superior. Já os salários iniciais previstos são de R$ 3.800,00.

Concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) é urgente
O novo concurso Polícia Penal AL (AGEPEN AL) é urgente, como adiantou o deputado Cabo Bebeto (PSL), no ano de 2019. Na ocasião, o parlamentar foi à tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas para solicitar ao governo a seleção .
De acordo com informações do deputado, os servidores estavam paralisando, pouco a pouco, suas atividades, pois, diante do efetivo estavam trabalhando de forma sacrificante.
“A categoria está muito deficiente de servidores, necessita urgentemente de um concurso para aumentar o efetivo, com pelo menos 300 vagas. Faço então um apelo ao governador para que sensibilize com a causa e realize este concurso”, salientou Cabo Bebeto.
No mês de janeiro de 2020, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Alagoas comemorou a abertura do processo para a autorização do novo concurso Polícia Penal AL.
“Os novos policiais penais serão de suma importância para suprir a carência com pessoal, manutenção da ordem e disciplina no Sistema Prisional alagoano”, relatou o SINDAPEN.